Unidade de Observação e Intervenção - Administração e Gestão da Educação e Formação
3
2025-2026
01021674
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
12.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos semestres anteriores.
Métodos de Ensino
Esta uc prevê o trabalho de campo dos estudantes nas instituições que os acolhem, para consolidação e/ou aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos inerentes a área de Administ. e Gestão da Educação e Formação. Se for possível, recomenda-se que o estudante possa colaborar de forma ativa e autónoma, com a devida supervisão, na conceção, planeamento e desenvolvimento de atividades educativas para públicos diversos na instituição de acolhimento. Semanalmente é feito acompanhamento do trabalho de campo, em regime de seminário, para partilha de experiências, reflexão crítica e orientação.
Resultados de Aprendizagem
- Aprofundar e aplicar conhecimentos na área de Administração e Gestão da Educação e Formação.
- Contactar com instituições e analisar de forma sistemática, com base em conhecimento científico e técnicas de observação especializada, práticas de profissionais de educação na área de Administração e Gestão da Educação e Formação.
- Colaborar durante o semestre com a instituição escolhida e os profissionais da mesma na realização de atividades educativas, se tal for solicitado, aprendendo a trabalhar em equipa.
- Analisar periodicamente, de forma crítica, as situações observadas, à luz da intencionalidade educativa das ações para públicos diversos, na área de Administração e Gestão da Educação e Formação.
- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional na área de Administração e Gestão da Educação e Formação.
- Aprender a elaborar um relatório reflexivo das atividades de observação e/ou intervenção.
Estágio(s)
NãoPrograma
A organização das atividades de observação e/ou intervenção nas instituições de acolhimento deve basear-se em conteúdos e princípios orientadores, que são discutidos no seminário semanal de acompanhamento e supervisão. Os tópicos programáticos abrangem mais concretamente:
1.Contextos e práticas de intervenção na área de Administração e Gestão da Educação e da Formação (escolas, centros de formação, autarquias locais, empresas de formação, organizações governamentais e não governamentais, etc.)
2.Competências do licenciado em Ciências da Educação na área de AGEF
3.Metodologias de observação e análise em AGEF
4.Aplicações do modelo estratégico de gestão organizacional
4.1.Pressupostos e caraterísticas da estratégia de gestão
4.2.Ciclo de planeamento estratégico e fases da gestão estratégica.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório Final da UOI e Participação e trabalho desenvolvido em sala de aula no Seminário: 100.0%
Bibliografia
Amado, J. (2014). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Barroso, J. (2005). Políticas educativas e organização escolar. Universidade
Bush, T. (2008). Leadership and management development in education. Sage.
Bush, T. (2014). School leadership models: what do we know? School Leadership & Management, 34(5), 553–571.
Costa, J. A. & Castanheira, P. (2015). A liderança na gestão das escolas: Contributos de análise organizacional. Revista Brasileira de Política e Administração, 31(1), 13-44.
Estevão, C. V. (1998). Gestão estratégica nas escolas. Ministério da Educação/IIE.
Natário, M. M., Fernandes, G. P. & Silva, S. M. G. (2013). Governância: A reinvenção da gestão pública e a modernização municipal. http://hdl.handle.net/10314/2507
Peci, A., Pieranti, O. P. & Rodrigues , S. (2008). Governança e New Public Management. Organizações & Sociedade, 15(46), 39-55.
Silva, J. M. (2010). Líderes e lideranças em escolas portuguesas. FMG.