Teoria da Educação
3
2025-2026
01021663
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de comentário e discussão de temas relevantes, em que a atividade, participação e colaboração dos formandos é ativa e fundamental. A componente prática pressupõe a conceção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projetos temáticos supervisionados pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
O desenvolvimento da Unidade Curricular de Teoria da Educação tem como preocupação fundamental criar momentos significativos, fundamentados e contextualizados conducentes a uma reflexão teórica e crítica sobre a educação: conceito, finalidades, agentes, contextos. Pretende-se, assim, dar a conhecer a diversidade de paradigmas relativos à compreensão do fenómeno educativo assim como desenvolver as ferramentas conceptuais necessárias à construção de atitudes críticas e reflexivas.
Resultados de aprendizagem
- Compreender de forma crítica teorias, conceitos, princípios e modos de pensar relativos ao fenómeno educativo
- Analisar de forma crítica e fundamentada os diversos discursos sobre a educação
- Identificar os principais desafios colocados à educação na sociedade contemporânea.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O conceito de Teoria da Educação.
2. O conceito de formação.
3. O conceito de educação.
4. Teorias contemporâneas de educação.
4.1. A educação como desenvolvimento.
4.2. A educação como ação.
5. A educação como jogo de antinomias.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Teresa Ribeiro Pessoa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 20.0%
Portefolio: 40.0%
Frequência: 40.0%
Bibliografia
Arends, R. I. (1995). Aprender a ensinar, Lisboa: McGraw-Hill.2001).
Boavida, J. & Garcia del Dujo (2007). Teoria da Educação: contributos ibéricos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra Cabanas, J. M. Q. (2002). Teoria da Educação. Porto: Edições Asa
Pessoa, Maria T. R; Hernández,M.J. ; Muñoz,J. . 2015. "Aprendizaje informal, alfabetización mediática e inclusión social. Descripción de una experiencia", Profesorado 19, 2: 75 - 91. SCOPUS. SNIP: 0.119; IPP: 0.044. ; SJR. SJR: 0.19, H index: 2.