Teoria da Educação

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021663
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de comentário e discussão de temas relevantes, em que a atividade, participação e colaboração dos formandos é ativa e fundamental. A componente prática pressupõe a conceção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projetos temáticos supervisionados pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

O desenvolvimento da Unidade Curricular de Teoria da Educação tem como preocupação fundamental criar momentos significativos, fundamentados e contextualizados conducentes a uma reflexão teórica e crítica sobre a educação: conceito, finalidades, agentes, contextos. Pretende-se, assim, dar a conhecer a diversidade de paradigmas relativos à compreensão do fenómeno educativo assim como desenvolver as ferramentas conceptuais necessárias à construção de atitudes críticas e reflexivas.

Resultados de aprendizagem

- Compreender de forma crítica teorias, conceitos, princípios e modos de pensar relativos ao fenómeno educativo

- Analisar de forma crítica e fundamentada os diversos discursos sobre a educação

- Identificar os principais desafios colocados à educação na sociedade contemporânea.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de Teoria da Educação.

2. O conceito de formação.

3. O conceito de educação.

4. Teorias contemporâneas de educação.

4.1. A educação como desenvolvimento.

4.2. A educação como ação.

5. A educação como jogo de antinomias.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 20.0%
Frequência: 40.0%
Portefolio: 40.0%

Bibliografia

Arends, R. I. (1995). Aprender a ensinar, Lisboa: McGraw-Hill.2001).
Boavida, J. & Garcia del Dujo (2007). Teoria da Educação: contributos ibéricos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra Cabanas, J. M. Q. (2002). Teoria da Educação. Porto: Edições Asa
Pessoa, Maria T. R; Hernández,M.J. ; Muñoz,J. . 2015. "Aprendizaje informal, alfabetización mediática e inclusión social. Descripción de una experiencia", Profesorado 19, 2: 75 - 91. SCOPUS. SNIP: 0.119; IPP: 0.044. ; SJR. SJR: 0.19, H index: 2.