Tecnologia Educacional
1
2025-2026
01021652
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão online de temas relevantes relativos à utilização pedagógica das Tic’s, em que a atividade, participação e colaboração dos formandos é ativa e fundamental. A componente prática pressupõe a conceção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projetos temáticos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como grande finalidades dotar os formandos das competências necessárias à compreensão do conceito e do âmbito da Tecnologia Educacional. Em particular:
Conhecer diferentes conceções do conceito;
Compreender as implicações pedagógicas da utilização da tecnologia;
Compreender as implicações negativas do 'mau uso' da tecnolologia;
Adquirir competências relativas à utilização de diferentes tipos de tecnologias educacionais
Ser capaz de desenvolver um projeto de investigação ou intervenção relativo ao uso de uma ferramenta tecnológica.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O conceito de Tecnologia Educativa
2. A história da Tecnologia Educacional
3. Educar e aprender sobre e com computadores
4. Politicas e Programas TICs em Portugal e no Mundo
5. Web 1.0, web 2.0, web 3.0
6. Ferramentas tecnológicas, utilização segura e comportamentos de risco
7. Conceção e desenvolvimento de Objetos de aprendizagem.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Teresa Ribeiro Pessoa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Mini Testes: 40.0%
Bibliografia
Area, M. (2009). Introdução Tecnologia Educativa. Manual electrónico. http://libros.metabiblioteca.org/handle/001/415
Blanco, E. & Silva, B. (1993) Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, origens, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, 6 (3), 37-55..
Carvalho, A., & Pessoa, T. (2012). Politicas Educativas TIC en Portugal. Campus Virtuales, 1 (1) (pp.93-104)
Jonassen, D.H. (2007) Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto:Porto Editora
Pessoa, T, & Amado, J. (2014). Cyberbullying – questões e desafios atuais. Edmetic, Revista de Educación Mediática y TIC. Vol.3 (2), 29-51.
Pessoa, T. & Nogueira, F. (2017). Integração das TIC na educação: políticas, prioridades e projetos em países da Europa. In S. Yaegashi, L. Bianchini, I. Júnior, A. Santos, S. Silva (Orgs) Novas Tecnologias Digitais, Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. (Cap, 5, p-103-124). Curitiba: Editora CVR. ISBN:978-85-444-1989-2. DOI: 10.24824/978854441989.2