Tecnologia Educacional

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021652
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão online de temas relevantes relativos à utilização pedagógica das Tic’s, em que a atividade, participação e colaboração dos formandos é ativa e fundamental. A componente prática pressupõe a conceção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projetos temáticos. 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular  tem como grande finalidades dotar os formandos  das competências necessárias à compreensão do conceito e do âmbito da  Tecnologia Educacional. Em particular:

Conhecer diferentes conceções do conceito;

Compreender as implicações pedagógicas da utilização da tecnologia;

Compreender as implicações negativas do 'mau uso'  da tecnolologia;

Adquirir competências relativas à utilização de diferentes tipos de tecnologias educacionais

Ser capaz de desenvolver um projeto de investigação ou intervenção relativo ao uso de uma ferramenta tecnológica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de Tecnologia Educativa

2. A história da Tecnologia Educacional

3. Educar e aprender sobre e com computadores

4. Politicas e Programas TICs em Portugal e no Mundo

5. Web 1.0, web 2.0, web 3.0

6. Ferramentas tecnológicas, utilização segura e comportamentos de risco

7. Conceção e desenvolvimento de Objetos de aprendizagem.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Projecto: 30.0%
Mini Testes: 40.0%

Bibliografia

Area, M. (2009). Introdução Tecnologia Educativa. Manual electrónico. http://libros.metabiblioteca.org/handle/001/415

Blanco, E. & Silva, B. (1993) Tecnologia Educativa em Portugal: Conceito, origens, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, 6 (3), 37-55..

Carvalho, A., & Pessoa, T. (2012). Politicas Educativas TIC en Portugal. Campus Virtuales, 1 (1) (pp.93-104)

Jonassen, D.H. (2007) Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto:Porto Editora

Pessoa, T, & Amado, J. (2014). Cyberbullying – questões e desafios atuais. Edmetic, Revista de Educación Mediática y TIC. Vol.3 (2), 29-51.

Pessoa, T. & Nogueira, F. (2017). Integração das TIC na educação: políticas, prioridades e projetos em países da Europa. In S. Yaegashi, L. Bianchini, I. Júnior, A. Santos, S. Silva (Orgs) Novas Tecnologias Digitais, Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. (Cap, 5, p-103-124). Curitiba:  Editora CVR. ISBN:978-85-444-1989-2. DOI: 10.24824/978854441989.2