Teorias de Aprendizagem e Modelos de Ensino
1
2025-2026
01021648
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método expositivo, apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos, análise e discussão de casos, elaboração, pelos alunos, de programas de intervenção psicopedagógica.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino centra-se no estudo dos principais modelos, estratégias e métodos pedagógicos decorrentes das teorias da aprendizagem. São estudadas as teorias comportamentalistas, construtivistas, socioculturais e cognitivistas e desenvolvida a forma como as mesmas podem orientar as práticas pedagógicas. É dado um destaque particular ao modo como as diferentes conceções de aprendizagem podem estar na origem de atuações pedagógicas diversas e mesmo antagónicas, nomeadamente no que concerne aos métodos de ensino adotados, à forma como se estruturam as aprendizagens e às modalidades de avaliação.
Resultados de aprendizagem:
-Conhecer diversos modelos de ensino decorrentes de diferentes teorias da aprendizagem
-Saber como desenvolver estratégias psicopedagógicas facilitadoras da aprendizagem
-Saber aplicar modelos e estratégias de ensino.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Teorias comportamentalistas
Modelos de ensino baseados nas teorias comportamentalistas: a instrução direta, a aprendizagem de mestria
2.Teorias construtivistas
A influência das teorias construtivistas nas práticas pedagógicas: modelos de ensino baseados na descoberta e na investigação
3.Teorias socioculturais
A teoria de Vygotsky
A repercussão da obra de Vygotsky nas práticas pedagógicas: os modelos de ensino de andaime ou de suporte
A aprendizagem situada e a sua influência na pedagogia: o modelo do aprendizado cognitivo (cognitive apprenticeship)
4.Teorias cognitivistas
Os modelos de processamento da informação e aprendizagem
A instrução de acordo com a Teoria da Carga Cognitiva. A importância da aquisição de conhecimentos
O modelo SOI (Selecionar, Organizar, Integrar).
Docente(s) responsável(eis)
Professor a Definir - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
Festas, I. (2019). Aprendizagem escolar e ensino. In F. Veiga (Coord.), Psicologia da Educação. Temas de aprofundamento científico para a educação XXI (pp. 213-246). CLIMEPSI.
Mayer, R. (2008). Learning and instruction (2nd ed). Pearson.
Tobias, S., & Duffy, T. (2009). Constructivist instruction: Sucess or failure? Routledge.
Veiga, F. (Coord.). (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola. Climepsi.