Teorias de Aprendizagem e Modelos de Ensino

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021648
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método expositivo, apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos, análise e discussão de casos, elaboração, pelos alunos, de programas de intervenção psicopedagógica.

Resultados de Aprendizagem

A  unidade curricular de Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino centra-se no estudo dos principais modelos, estratégias e métodos pedagógicos decorrentes das teorias da aprendizagem. São estudadas as teorias comportamentalistas, construtivistas, socioculturais e cognitivistas e desenvolvida a forma como as mesmas podem orientar as práticas pedagógicas. É dado um destaque particular ao modo como as diferentes conceções de aprendizagem podem estar na origem de atuações pedagógicas diversas e mesmo antagónicas, nomeadamente no que concerne aos métodos de ensino adotados, à forma como se estruturam as aprendizagens e às modalidades de avaliação.

Resultados de aprendizagem:

-Conhecer diversos modelos de ensino decorrentes de diferentes teorias da aprendizagem

-Saber como desenvolver estratégias psicopedagógicas facilitadoras da aprendizagem

-Saber aplicar modelos e estratégias de ensino.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Teorias comportamentalistas

Modelos de ensino baseados nas teorias comportamentalistas: a instrução direta, a aprendizagem de mestria

2.Teorias construtivistas

A influência das teorias construtivistas nas práticas pedagógicas: modelos de ensino baseados na descoberta e na investigação

3.Teorias socioculturais

A teoria de Vygotsky

A repercussão da obra de Vygotsky nas práticas pedagógicas: os modelos de ensino de andaime ou de suporte

A aprendizagem situada e a sua influência na pedagogia: o modelo do aprendizado cognitivo (cognitive apprenticeship)

4.Teorias cognitivistas

Os modelos de processamento da informação e aprendizagem

A instrução de acordo com a Teoria da Carga Cognitiva. A importância da aquisição de conhecimentos

O modelo SOI (Selecionar, Organizar, Integrar).

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Ferraz Festas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Festas, I. (2019). Aprendizagem escolar e ensino. In F. Veiga (Coord.), Psicologia da Educação. Temas de aprofundamento científico para a educação XXI (pp. 213-246). CLIMEPSI.

Mayer, R. (2008). Learning and instruction (2nd ed). Pearson.

Tobias, S., & Duffy, T. (2009). Constructivist instruction: Sucess or failure? Routledge.

Veiga, F. (Coord.). (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola. Climepsi.