Seminário de Profissionalidade em Educação e Formação
3
2025-2026
01021637
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
1) Exposição dialogada, entrevistas a profissionais de educação e formação, privilegiando a partilha das suas experiências, do desenvolvimento das suas competências (soft skills e hard skills) e dos seus percursos de formação e de carreira.
2) Trabalho autónomo individual, para realização do exercício de balanço de competências e aplicação das ferramentas analisadas nas aulas (Currículo Vitae, Carta de Apresentação e Motivação e Carta de Referência)
3) Acompanhamento tutorial e supervisão do trabalho autónomo.
Resultados de Aprendizagem
As atividades desenvolvidas contribuem para a consolidação do auto-conhecimentos acerca das competências básicas, transversais e específicas, necessárias ao futuro exercício profissional nas diversas áreas de atuação do pedagogo, enquanto especialista em educação e formação. Esperam-se estudantes mais capazes de conceber e planear o seu projeto de vida, que pode incidir no prosseguimento de estudos e/ou no início de uma profissão.
A unidade curricular de Seminário visa os seguintes objetivos:
- Compreender o estado da arte das competências transversais (soft skills) e específicas (hard skills) do pedagogo em diferentes cenários profissionais
- Analisar a influência das competências transversais no desenvolvimento das competências específicas
- Realizar o seu balanço de competências de modo a identificar as suas necessidades de profissionalidade e definir um projeto de vida profissional
- Aplicar ferramentas de auto-conhecimento e auto-valorização.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Profissionalidade em Educação e Formação: desafios da atualidade
1.1. Os desafios da interdidsciplinaridade e da transdisciplinaridade
1.2. Identidade Profissional, Profissões, Profissionalidade e Profissionalismo: sentidos e oportunidades
2. Teoria, investigação e prática em Educação: articulação nos percursos científicos, formativos e profissionais em Ciências da Educação
3. Competências transversais e específicas dos profissionais das CE: Perfis de formação e âmbitos profissionais
3.1. O Currículo Vitae, a carta de motivação e a carta de referência como ferramentas de auto-conhecimento e gestão de desenvolvimento da profissionalidade e do projeto de vida profissional.
4. Divulgação de oportunidades de desenvolvimento das competências na profissão de pedagogo como especialista em educação e formação: o prosseguimento de estudos em mestrado e doutoramento
5. Processos de Educação e Formação ao longo da vida.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário: 100.0%
Bibliografia
- Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad e Acreditación (2004). Libro blanco: Titulo de grado en pedagogía y educación social (Volumen 1 y 2). Universidad Deusto.
- Estrela, M.T. (1995). Deontologia e profissionalismo. In A profissão docente. Fenprof.
- López, S,Pinheiro, MR, Barreira,C.(2017).The concept of quality: Within the European Higher Education área: Dimensions and discourses. In Albuquerque et al (Org.), Higher Education after Bologna: Challenges and Perspectives (77-101). Imprensa Univ.Coimbra.
- Monteiro, A.R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na Educação. Porto Editora.
- Mitchell, D. (2017). Diversities in Education: Effective ways to reach all learners. Routledge.
- Monteiro, A.R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na educação. Porto Editora.
- Sá-Chaves, I. (2000). Formação, conhecimento e supervisão: Contributos nas áreas da formação de professores e de outros profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro.