Seminário de Profissionalidade em Educação e Formação

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021637
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

1) Exposição dialogada, entrevistas a profissionais de educação e formação, privilegiando a partilha das suas experiências, do desenvolvimento das suas competências (soft skills e hard skills) e dos seus percursos de formação e de carreira.

2) Trabalho autónomo individual, para realização do exercício de balanço de competências e aplicação das ferramentas analisadas nas aulas (Currículo Vitae, Carta de Apresentação e Motivação e Carta de Referência)

3) Acompanhamento tutorial e supervisão do trabalho autónomo.

Resultados de Aprendizagem

As atividades desenvolvidas contribuem para a consolidação do auto-conhecimentos acerca das competências básicas, transversais e específicas, necessárias ao futuro exercício profissional nas diversas áreas de atuação do pedagogo, enquanto especialista em educação e formação. Esperam-se estudantes mais capazes de conceber e planear o seu projeto de vida, que pode incidir no prosseguimento de estudos e/ou no início de uma profissão.

A unidade curricular de Seminário visa os seguintes objetivos:

- Compreender o estado da arte das competências transversais (soft skills) e específicas (hard skills) do pedagogo em diferentes cenários profissionais

- Analisar a influência das competências transversais no desenvolvimento das competências específicas

- Realizar o seu balanço de competências de modo a identificar as suas necessidades de profissionalidade e definir um projeto de vida profissional

- Aplicar ferramentas de auto-conhecimento e auto-valorização.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Profissionalidade em Educação e Formação: desafios da atualidade

1.1. Os desafios da interdidsciplinaridade e da transdisciplinaridade

1.2. Identidade Profissional, Profissões, Profissionalidade e Profissionalismo: sentidos e oportunidades

2. Teoria, investigação e prática em Educação: articulação nos percursos científicos, formativos e profissionais em Ciências da Educação

3. Competências transversais e específicas dos profissionais das CE: Perfis de formação e âmbitos profissionais

3.1. O Currículo Vitae, a carta de motivação e a carta de referência como ferramentas de auto-conhecimento e gestão de desenvolvimento da profissionalidade e do projeto de vida profissional.

4. Divulgação de oportunidades de desenvolvimento das competências na profissão de pedagogo como especialista em educação e formação: o prosseguimento de estudos em mestrado e doutoramento

5. Processos de Educação e Formação ao longo da vida.     

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário: 100.0%

Bibliografia

- Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad e Acreditación (2004). Libro blanco: Titulo de grado en pedagogía y educación social (Volumen 1 y 2). Universidad Deusto.

- Estrela, M.T. (1995). Deontologia e profissionalismo. In A profissão docente. Fenprof.

- López, S,Pinheiro, MR, Barreira,C.(2017).The concept of quality: Within the European Higher Education área: Dimensions and discourses. In Albuquerque et al (Org.), Higher Education after Bologna: Challenges and Perspectives (77-101). Imprensa Univ.Coimbra.

- Monteiro, A.R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na Educação. Porto Editora.

- Mitchell, D. (2017). Diversities in Education: Effective ways to reach all learners. Routledge.

- Monteiro, A.R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na educação. Porto Editora.

- Sá-Chaves, I. (2000). Formação, conhecimento e supervisão: Contributos nas áreas da formação de professores e de outros profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro.