Planeamento estratégico e administração local da educação
3
2025-2026
01021626
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a discussão e análise de textos e dados e realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se nesta unidade curricular promover a reflexão e análise crítica sobre planeamento estratégico e administração e gestão local da educação e formação e desenvolver competências de análise e de intervenção tendo em conta a especificidade dos contextos locais.
No final desta unidade curricular as/os estudantes devem:
- Compreender conceitos básicos e perspectivas teóricas de administração e gestão da educação.
- Distinguir tipos e modelos de Administração Pública.
- Compreender a evolução histórica recente da administração local da educação
- Conhecer atividades e competências autárquicas no domínio educativo
- Analisar criticamente e de forma fundamentada as mudanças na administração e gestão local da educação e na gestão de organizações educativas
- Identificar as fases e dispositivos do planeamento estratégico
- Participar na elaboração de projetos estratégicos educativos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Planeamento estratégico e administração local da educação– o pluralismo teórico e metodológico.
2- Tendências na evolução da administração pública. A Nova Gestão Pública: dos modelos burocráticos aos pós-burocráticos.
2.1- Princípios e instrumentos da NGP - o foco na qualidade (o "benchmarking") e na "accountability"
2.2. A NGP e a reinvenção do Estado: Um novo espectro de participação pública
2.3. Da NGP à Governança
3-A administração pública em Portugal. A administração autónoma de base territorial.
3.1 Evolução do papel e da intervenção dos municípios em Portugal na educação nas últimas décadas
4-Administração local da educação e formação
4.1-Descentralização, territorialização e regulação local da educação
4.2- Políticas educativas locais e instrumentos de regulação
4.3 Planeamento estratégico local. Modelos, princípios e metodologias.
4.4 Projetos estratégicos educativos locais – dinâmicas de construção, monitorização e avaliação.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação oral e escrita de trabalho de grupo: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Azevedo, R. (coord)(2011).Projetos educativos: Elaboração, monitorização e avaliação. ANQ
Barroso, J (2018) Descentralização, territorialização e regulação sociocomunitária da educação. RAEP, 4, 7-29
CNE (2016) Processos de Descentralização em Educação. CNE
CNE (2017) Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva (Vol II). CNE
DGAEP (2012) Caf educação. DGAEP
Guerra, I. (2000) 0 Planeamento Estratégico das Cidades. Organização do Espaço e Acção Colectiva . Cidades- Comunidades e Territórios, 1, 37-55
Hintea, C, Profiroiu, M, & Ticlau, T (2019) Strategic Planning in Local Communities. Palgrave
Machado, J & Alves, J (orgs) (2014), Município, Território e Educação: A administração local da educação e da formação. UCP.
Machado, J et al. (2014) Municípios, Educação e Desenvolvimento Local. FML
Machado, J et al. (orgs) (2014) Projetos Educativos Municipais: Dinâmicas de construção, implementação e monitorização. UCP.