Planeamento estratégico e administração local da educação

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021626
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a discussão e análise de textos e dados  e realização de trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se nesta unidade curricular promover a reflexão e análise crítica sobre planeamento estratégico e  administração e gestão local da educação e formação e desenvolver competências de análise e de intervenção tendo em conta a especificidade dos contextos locais.

No final desta unidade curricular as/os estudantes devem:

- Compreender conceitos básicos e perspectivas teóricas de administração e gestão da educação.

- Distinguir tipos e modelos de Administração Pública.

- Compreender a evolução histórica recente da administração local da educação

- Conhecer atividades e  competências autárquicas no domínio educativo

- Analisar criticamente e de forma fundamentada as mudanças na administração e gestão local da educação e na gestão de organizações educativas

- Identificar as fases e dispositivos do planeamento estratégico

- Participar na elaboração de projetos estratégicos educativos.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Planeamento estratégico e administração local da educação– o pluralismo teórico e metodológico.

2- Tendências na evolução da administração pública. A Nova Gestão Pública: dos modelos burocráticos aos pós-burocráticos.

2.1- Princípios e instrumentos da NGP - o foco na qualidade (o "benchmarking") e na "accountability"

2.2. A NGP e a reinvenção do Estado: Um novo espectro de participação pública

2.3. Da NGP à Governança

3-A administração pública em Portugal. A administração autónoma de base territorial.

3.1 Evolução do papel e da intervenção dos municípios em Portugal na educação nas últimas décadas

4-Administração local da educação e formação

4.1-Descentralização, territorialização e regulação local da educação

4.2- Políticas educativas locais e instrumentos de regulação

4.3 Planeamento estratégico local. Modelos, princípios e metodologias.

4.4 Projetos estratégicos educativos locais – dinâmicas de construção, monitorização e avaliação.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Apresentação oral e escrita de trabalho de grupo: 50.0%

Bibliografia

Azevedo, R. (coord)(2011).Projetos educativos: Elaboração, monitorização e avaliação. ANQ

Barroso, J (2018) Descentralização, territorialização e regulação sociocomunitária da educação. RAEP, 4, 7-29

CNE (2016) Processos de Descentralização em Educação. CNE

CNE (2017) Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva (Vol II). CNE

DGAEP (2012) Caf educação. DGAEP

Guerra, I. (2000) 0 Planeamento Estratégico das Cidades. Organização do Espaço e Acção Colectiva . Cidades- Comunidades e Territórios, 1, 37-55

Hintea, C, Profiroiu, M, & Ticlau, T (2019) Strategic Planning in Local Communities. Palgrave

Machado, J & Alves, J (orgs) (2014), Município, Território e Educação: A administração local da educação e da formação. UCP.

Machado, J et al. (2014) Municípios, Educação e Desenvolvimento Local. FML

Machado, J et al. (orgs) (2014) Projetos Educativos Municipais: Dinâmicas de construção, implementação e monitorização. UCP.