Planeamento e Avaliação de Projectos Educacionais

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021615
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Avaliação Educacional.

Métodos de Ensino

Método expositivo e trabalhos de grupo. Recursos audiovisuais e informáticos. Apresentação e supervisão dos projetos elaborados pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa oferecer um conjunto de ferramentas essenciais aos processos de planeamento e avaliação de projetos educacionais. Mais especificamente, visa promover a compreensão e operacionalização da articulação entre os diversos elementos de planeamento e de avaliação de ações educativas/formativas.

No final desta unidade o estudante deve:

- Compreender a articulação entre os diversos elementos de planeamento e avaliação na elaboração e estabelecimento de ações/projectos/programas educativos;

- Elaborar uma planificação de um programa/projecto/acção educativa de acordo com os 12 passos do modelo interativo de Caffarella;

- Concretizar uma estratégia avaliativa adequada a diversos processos de educação e formação;

- Ser capaz de desempenhar o papel de facilitador do processo avaliativo e ser responsável pela sua validação junto dos vários atores;

- Gerir com eficácia e eficiência o processo de planeamento e avaliação de ações educativas na elaboração de um projeto.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Planeamento Educacional 

- Paradigmas do planeamento de projectos educacionais

2. Modelos de planeamento de projectos educacionais

- O modelo interactivo de planeamento de projectos e programas educacionais, segundo Caffarella 

- O modelo de Giacaglia: Teoria e prática de organização de eventos

3. Modelos de Avaliação de Projectos Educacionais

- Modelo de KirkPatrick

- Modelo de Stufflebeam

4. Competências associadas ao planeamento e avaliação de projetos educacionais (competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação)

- Modelo de Whetten e Cameron.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Folgado Barreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Armani, D. (2006). Como elaborar projetos?: Guia prático para a elaboração e gestão de projetos sociais. Tomo Editorial.

Barreira, C. (2018). Duas abordagens diferentes nos propósitos mas complementares na avaliação dos processos formativos. Revista Dirigir & Formar (IEFP), 20, 12-17.

Caffarella, R. (2013). Planning programs for adult learners: A comprehensive guide (2ªed.). Jossey-Bass.

Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos: Guião Prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvo

Giacaglia, M. C. (2006). Organização de eventos: Teoria e prática. Pioneira Thomson Learning.

Kirkpatrick, D., & Kirkpatrick, J. (2010). Como avaliar programas de treinamento de equipas: Os quatro níveis. Editora Senac.

Schiefer, U., et al. (2007). Manual de planeamento e avaliação de projectos. Princípia Editora, Lda.

Whetten, D., & Cameron, K. (2005). Developing management skills. Pearson Prentice Hall.