Planeamento e Avaliação de Projectos Educacionais
3
2023-2024
01021615
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Avaliação Educacional.
Métodos de Ensino
Método expositivo e trabalhos de grupo. Recursos audiovisuais e informáticos. Apresentação e supervisão dos projetos elaborados pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa oferecer um conjunto de ferramentas essenciais aos processos de planeamento e avaliação de projetos educacionais. Mais especificamente, visa promover a compreensão e operacionalização da articulação entre os diversos elementos de planeamento e de avaliação de ações educativas/formativas.
No final desta unidade o estudante deve:
- Compreender a articulação entre os diversos elementos de planeamento e avaliação na elaboração e estabelecimento de ações/projectos/programas educativos;
- Elaborar uma planificação de um programa/projecto/acção educativa de acordo com os 12 passos do modelo interativo de Caffarella;
- Concretizar uma estratégia avaliativa adequada a diversos processos de educação e formação;
- Ser capaz de desempenhar o papel de facilitador do processo avaliativo e ser responsável pela sua validação junto dos vários atores;
- Gerir com eficácia e eficiência o processo de planeamento e avaliação de ações educativas na elaboração de um projeto.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Planeamento Educacional
- Paradigmas do planeamento de projectos educacionais
2. Modelos de planeamento de projectos educacionais
- O modelo interactivo de planeamento de projectos e programas educacionais, segundo Caffarella
- O modelo de Giacaglia: Teoria e prática de organização de eventos
3. Modelos de Avaliação de Projectos Educacionais
- Modelo de KirkPatrick
- Modelo de Stufflebeam
4. Competências associadas ao planeamento e avaliação de projetos educacionais (competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação)
- Modelo de Whetten e Cameron.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Folgado Barreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Armani, D. (2006). Como elaborar projetos?: Guia prático para a elaboração e gestão de projetos sociais. Tomo Editorial.
Barreira, C. (2018). Duas abordagens diferentes nos propósitos mas complementares na avaliação dos processos formativos. Revista Dirigir & Formar (IEFP), 20, 12-17.
Caffarella, R. (2013). Planning programs for adult learners: A comprehensive guide (2ªed.). Jossey-Bass.
Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos: Guião Prático. Lisboa: Direcção Geral de Inovação e de Desenvo
Giacaglia, M. C. (2006). Organização de eventos: Teoria e prática. Pioneira Thomson Learning.
Kirkpatrick, D., & Kirkpatrick, J. (2010). Como avaliar programas de treinamento de equipas: Os quatro níveis. Editora Senac.
Schiefer, U., et al. (2007). Manual de planeamento e avaliação de projectos. Princípia Editora, Lda.
Whetten, D., & Cameron, K. (2005). Developing management skills. Pearson Prentice Hall.