Necessidades Especiais e Educação Inclusiva
2
2025-2026
01021609
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado na apresentação de slides; métodos interrogativos; reflexão oral ou por escrito a partir da apresentação de materiais audiovisuais.
Metodologias ativas com base em casos práticos apresentados através de textos escritos ou com recurso a materiais audiovisuais; reflexão a partir de questões concretas, em pequenos grupos e seguida de partilha no grande grupo.
Resultados de Aprendizagem
1.Conhecer as NE e orientações actuais da educação inclusiva no âmbito do paradigma de uma sociedade inclusiva.
2.Analisar criticamente as limitações e problemas que se colocam às práticas educativas e reeducativas neste domínio, nomeadamente no que concerne ao aconselhamento e intervenção reeducativa.
3.Caracterizar do ponto de vista semiológico, epidemiológico e nosográfico os alunos com Perturbação de Aprendizagem Específica, com Características de Sobredotação, Talentos e Alto Rendimento, com Paralisia Cerebral, com deficiências sensoriais.
4. Conhecer métodos e técnicas que permitam planificar a avaliação e a intervenção reeducativa no domínio das Necessidades Especiais/Necessidades Educativas Especiais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Necessidades Especiais/Necessidades Educativas Especiais: Conceitos de Deficiência, Incapacidade e Funcionalidade. Definições, tipos e prevalência de NE.
2. Áreas Transversais da Intervenção nas NE - Inclusão versus integração, Intervenção Precoce, Flexibilidade Curricular e Transição para a Vida Pós-Escolar.
3. A Perturbação da Aprendizagem Específica: definição, caracterização, avaliação e diretrizes para a elaboração de um programa de intervenção.
4.Sobredotação, talentos e alto rendimento: definições; sinalização e identificação; regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional; Intervenção e aconselhamento psicoeducativos; modelos curriculares e elaboração de programas de intervenção.
4. Paralisia Cerebral: Definição e etiologias mais relevantes; regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional.
5.Deficiências sensoriais: definições e etiologias mais relevantes; regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional; reeducação e aconselhamento.
Docente(s) responsável(eis)
Marcelino Arménio Martins Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Resolução de problemas: 20.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva (2018). Estatísticas da Agência Europeia sobre Educação Inclusiva: mensagens fundamentais. EADSNE.
- Blairmires, G., Coupland, C.,Galbraith, T., - Parker, J., Parr, A., Simpson, F., & Thornton, P. (2016). Supporting children with sensory impairment. Routledge.
-Ministério da Educação (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Lisboa: DGIDC.
-Kauffman, J., Hallahan, D., & Pullen, P. (2017). Handbook of special education. Routledge.
-Moura, O., Simões, M., & Pereira, M. (2018).Dislexia: Teoria, avaliação e intervenção. Pactor.
- Perdigão, R., Casa-Novas, T., & Gaspar, T. (2014). Políticas públicas de educação especial (relatório técnico). Conselho Nacional de Educação.
- Swanson, H., Harris, K., Graham, S. (2013). Handbook of learning disabilities. New York: Guilford Press.
-Shavinina, L. (2008). International handbook on giftedness. Springer.