Educação para o Mindfulness
0
2025-2026
01021592
Ciências da Educação
Português
Presencial
3.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Ensino transmissivo, prática guiada, demonstração, questionamento socrático, trabalho de grupo, registos de automonitorização e portfólio.
Resultados de Aprendizagem
1.Compreender os conceitos, princípios e práticas em que se sustentam as abordagens contemplativas/mindfulness.
2. Conhecer alguns fundamentos epistemológicos e modelos teóricos das abordagens de mindfulness.
3. Revelar competência na mobilização de pilares atitudinais e estratégias de mindfulness.
4. Conhecer os principais programas de intervenção formal no domínio da educação e bem-estar.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceito e fundamentos do mindfulness: origens seculares; abordagem filosófica, ética, epistemológica e científica.
2. Fundamentos da prática de mindfulness: pilares atitudinais e valores; modalidades e estratégias de prática formal de mindfulness
3. Mindfulness como promotor de bem-estar: modelos e programas de intervenção
4. Mindfulness em contextos educativos: mindfulness e educação integral; programas em contexto educativo.
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação em práticas guiadas e trabalho de grupo em sala de aula: 10.0%
Portefólio: 40.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Amaro, A. (2015). A holistic mindfulness. Mindfulness, 6, 63-73.
Barbezat, D., & Bush, M. (2014). Contemplative Practices in Higher Education: Powerful Methods to Transform Teaching and Learning. Jossey-Bass.
D’Ors, P. (2015). A biografia do silêncio (3ª ed.). Edições Paulinas.
Ergas, O. (2019). Education and mindfulness practice: Exploring a dialogue between two traditions. Mindfulness, 10, 1489-1501.
Kabat-Zinn, J. (2003). Onde quer que eu vá. Oficina do Livro.
Oliveira, A. L., & Antunes, B. M. G (2014). A pedagogia contemplativa no ensino superior: Para uma abordagem completa ao que o ser humano convoca. Revista Portuguesa de Pedagogia, 48(2), 43-60.
Siegel, D. J. (2007). The Mindful Brain: Reflection and Attunement in the Cultivation of Well-Being. W. W. Norton & Company.
Williams, M., & Penman, D. (2015). Mindfulness: Atenção plena. Lua de Papel.