Educação para o Mindfulness

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021592
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Ensino transmissivo, prática guiada, demonstração, questionamento socrático, trabalho de grupo, registos de automonitorização e portfólio.

Resultados de Aprendizagem

1.Compreender os conceitos, princípios e práticas em que se sustentam as abordagens contemplativas/mindfulness.

2. Conhecer alguns fundamentos epistemológicos e modelos teóricos das abordagens de mindfulness.

3. Revelar competência na mobilização de pilares atitudinais e estratégias de mindfulness.

4. Conhecer os principais programas de intervenção formal no domínio da educação e bem-estar.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceito e fundamentos do mindfulness: origens seculares; abordagem filosófica, ética, epistemológica e científica.

2. Fundamentos da prática de mindfulness: pilares atitudinais e valores; modalidades e estratégias de prática formal de mindfulness

3. Mindfulness como promotor de bem-estar: modelos e programas de intervenção

4. Mindfulness em contextos educativos: mindfulness e educação integral; programas em contexto educativo. 

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação em práticas guiadas e trabalho de grupo em sala de aula: 10.0%
Portefólio: 40.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Amaro, A. (2015). A holistic mindfulness. Mindfulness, 6, 63-73.

Barbezat, D., & Bush, M. (2014). Contemplative Practices in Higher Education: Powerful Methods to Transform Teaching and Learning. Jossey-Bass.

D’Ors, P. (2015). A biografia do silêncio (3ª ed.). Edições Paulinas.

Ergas, O. (2019). Education and mindfulness practice: Exploring a dialogue between two traditions. Mindfulness, 10, 1489-1501.

Kabat-Zinn, J. (2003). Onde quer que eu vá. Oficina do Livro.

Oliveira, A. L., & Antunes, B. M. G (2014). A pedagogia contemplativa no ensino superior: Para uma abordagem completa ao que o ser humano convoca. Revista Portuguesa de Pedagogia, 48(2), 43-60.

Siegel, D. J. (2007). The Mindful Brain: Reflection and Attunement in the Cultivation of Well-Being. W. W. Norton & Company.

Williams, M., & Penman, D. (2015). Mindfulness: Atenção plena. Lua de Papel.