Metodologia da Investigação em Educação II

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021581
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Metodologia da Investigação Educacional I.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com momentos expositivos seguidos de trabalhos de grupo. Treino de técnicas de recolha de dados empíricos, como a construção de guiões de observação e de entrevista. Leitura e discussão de textos e de outros documentos indicados pela docente, com interesse para a unidade curricular. Análise crítica de artigos científicos (fontes primárias) para aplicação dos conceitos e para consolidação da literacia científica dos alunos nas diversas áreas da investigação em educação. 

Resultados de Aprendizagem

No final desta uc os alunos devem:

- Entender o contributo que as metodologias qualitativas podem dar à investigação em educação

- Conhecer as características principais da abordagem qualitativa e os planos e as técnicas relevantes de investigação

- Analisar as vantagens das metodologias qualitativas e as suas principais limitações, no âmbito do estudo dos problemas educativos

- Refletir sobre questões de natureza ética que se colocam no planeamento, execução e publicação dos resultados de uma investigação qualitativa em educação

- Desenvolver competências que habilitem para a escolha do plano qualitativo adequado para o estudo de um problema educativo concreto

- Treinar algumas técnicas de análise de dados qualitativos, a partir de excertos de entrevistas

- Ser capaz de ler com sentido crítico investigações publicadas decorrentes de estudos empíricos mais de natureza qualitativa

- Compreender a possível complementaridade de abordagens na construção do conhecimento científico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Características principais da investigação qualitativa.

2. Motivos para o aparecimento da investigação qualitativa nas Ciências Sociais e Humanas.

3. Elaboração de um Glossário fundamental para a unidade curricular.

4. Fases de uma investigação qualitativa: alguns exemplos retirados de investigações reais.

5. A credibilidade de um estudo qualitativo: questões relativas à fidelidade e à validade das conclusões.

6. Análise pormenorizada de alguns planos qualitativos de investigação (e.g., estudo de caso, investigação-ação-participativa; planos etnográficos).

7. Análise pormenorizada de algumas técnicas qualitativas de investigação (e.g., entrevista aberta, observação participante, diários de campo).

8. Breve abordagem de algumas técnicas qualitativas de análise de dados: análise de conteúdo, etc.

9. Elaboração do relatório de um estudo qualitativo: possíveis estruturas.

10. Aspetos éticos a ter em conta no decurso de uma investigação qualitativa, incluindo a sua publicação.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Folgado Barreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Amado, J. (Org.)(2017). Manual de investigação qualitativa em educação (3ªed.). Coimbra: Imprensa da UC.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.

Creswell, J. & Poth, C. (Eds.) (2017). Qualitative Inquiry & Research Design: Choosing Among Five Approaches (4th ed). Sage.

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S.(Eds.)(2011). Handbook of qualitative research (4th ed.). Thousand Oaks: Sage.

Schwandt, T. A.(1997). Qualitative inquiry: A dictionary of terms. Sage.

Vieira, C. C.(1995). Investigação quantitativa e investigação qualitativa: uma abordagem comparativa. Provas de Apt. Pedag. e Capac. Cient. FPCEUC (não publicadas).

Vieira, C. C.(1999). A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: Questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, 33(2), 89-116.

Yin, R. K.(2008). Case study research. Design and methods (4th ed.). Sage.