Literacia Digital e Mediática e Cidadania
3
2024-2025
01021570
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante trabalho em grupo, debates, análise e produção de textos (em diversos formatos: impressos, audiovisuais, digitais, multimodais) e elaboração de propostas de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
A uc visa promover a reflexão crítica sobre o ecossistema mediático digital e as novas práticas sociais a ele associadas. Pretende-se aprofundar o conhecimento e a compreensão da literacia digital e mediática e da sua relação com a cidadania, discutir os desafios educacionais da era digital e promover o desenvolvimento de competências de intervenção tendo em vista a promoção da literacia digital e mediática.
Competências a desenvolver:
- Analisar o ecossistema mediático atual e as novas práticas sociais a ele associadas
- Compreender o conceito de literacia e a sua evolução, enquadrando-o na era digital
- Reconhecer a importância de uma abordagem crítica da literacia digital e mediática
- Analisar a relação entre as competências de literacia digital e o exercício da cidadania na sociedade digital
- Refletir sobre os desafios educacionais da era digital
- Elaborar e desenvolver projetos e atividades de promoção da literacia digital e mediática em contextos educativos diversificados.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O ecossistema mediático na era digital
- Tecnologias digitais, convergência mediática e textos multimodais
- Da comunicação presencial à comunicação em rede
- Media digitais e novas práticas sociais.
2. Literacia / literacias para o século XXI – clarificação concetual
- O conceito de literacia e a sua evolução
- Literacia digital e mediática - uma abordagem crítica
- Competências de literacia digital e mediática
3. Educação para os media e para a cidadania
- Os media no contexto da educação para a cidadania
- Inclusão e cidadania digital
- Educação para os media e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas
4. Desafios educacionais da era digital
- Media digitais, algoritmos e Filter Bubbles
- Media sociais e identidade(s)
- (Des)informação e fake news
- Cultura digital, produsage e participação social.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalhos em sala de aula: 40.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
Buckingham, D. (2019). Teaching media in a ‘post-truth’ age: Fakenews, media bias and the challenge for media/digital literacy education. Cultura y Educación, 31(2), 213-231. https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1603814
Gutierrez, A., & Tyner, K. (2012). Media Education, MediaLiteracy and Digital Competence. Comunicar, 19(38), 31‑39
Lankshear, C., & Knobel, M. (2008). Digital Literacies: Concepts, Policies and Practices. Peter Lang
Matos, A. P. M., Festas, M. I., & Seixas, A. M. (2016). Digital media and the challenges for media education. Applied Technologies and Innovations, 12(2), 43-53. http://dx.doi.org/10.15208/ati.2016.04.
Miranda, G. L. (Org.). (2015). Psicologia dos comportamentos online. Relógio d’Água Editores.
Van Laar, E., Van Deursen, A.J.A.M., Van Dijk, J. A.G.M., De Haan, J. (2017). The relation between 21st-century skills and digital skills: A systematic literature review. Computers in Human Behavior, 72, 577-588.