Literacia Digital e Mediática e Cidadania

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021570
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante trabalho em grupo, debates, análise e produção de textos (em diversos formatos: impressos, audiovisuais, digitais, multimodais) e elaboração de propostas de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

A uc visa promover a reflexão crítica sobre o ecossistema mediático digital e as novas práticas sociais a ele associadas. Pretende-se aprofundar o conhecimento e a compreensão da literacia digital e mediática e da sua relação com a cidadania, discutir os desafios educacionais da era digital e promover o desenvolvimento de competências de intervenção tendo em vista a promoção da literacia digital e mediática.

Competências a desenvolver:

- Analisar o ecossistema mediático atual e as novas práticas sociais a ele associadas

- Compreender o conceito de literacia e a sua evolução, enquadrando-o na era digital

- Reconhecer a importância de uma abordagem crítica da literacia digital e mediática

- Analisar a relação entre as competências de literacia digital e o exercício da cidadania na sociedade digital

- Refletir sobre os desafios educacionais da era digital

- Elaborar e desenvolver projetos e atividades de promoção da literacia digital e mediática em contextos educativos diversificados.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O ecossistema mediático na era digital

- Tecnologias digitais, convergência mediática e textos multimodais

- Da comunicação presencial à comunicação em rede

- Media digitais e novas práticas sociais.

 

2. Literacia / literacias para o século XXI – clarificação concetual

- O conceito de literacia e a sua evolução

- Literacia digital e mediática - uma abordagem crítica

- Competências de literacia digital e mediática

 

3. Educação para os media e para a cidadania

- Os media no contexto da educação para a cidadania

- Inclusão e cidadania digital

- Educação para os media e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas

 

4. Desafios educacionais da era digital

- Media digitais, algoritmos e Filter Bubbles

- Media sociais e identidade(s)

- (Des)informação e fake news

- Cultura digital, produsage e participação social.

Docente(s) responsável(eis)

Armanda Pinto Mota Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalhos em sala de aula: 40.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Buckingham, D. (2019). Teaching media in a ‘post-truth’ age: Fakenews, media bias and the challenge for media/digital literacy education. Cultura y Educación, 31(2), 213-231. https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1603814

Gutierrez, A., & Tyner, K. (2012). Media Education, MediaLiteracy and Digital Competence. Comunicar, 19(38), 31‑39

Lankshear, C., & Knobel, M. (2008). Digital Literacies: Concepts, Policies and Practices. Peter Lang

Matos, A. P. M., Festas, M. I., & Seixas, A. M. (2016). Digital media and the challenges for media education. Applied Technologies and Innovations, 12(2), 43-53. http://dx.doi.org/10.15208/ati.2016.04.

Miranda, G. L. (Org.). (2015). Psicologia dos comportamentos online. Relógio d’Água Editores.

Van Laar, E., Van Deursen, A.J.A.M., Van Dijk, J. A.G.M., De Haan, J. (2017). The relation between 21st-century skills and digital skills: A systematic literature review. Computers in Human Behavior, 72, 577-588.