Teoria e Prática da Observação Pedagógica
3
2025-2026
01021564
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nas sessões presenciais intercalam-se momentos de trabalho teórico e prático:
- Exposição e exploração de documentos (textos, imagens e video);
- Demonstração de procedimentos, e apresentação de métodos, técnicas e instrumentos;
- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos.
Trabalho autónomo dos estudantes ao longo do semestre:
- Realização progressiva de um processo de observação pedagógica.
Acompanhamento tutorial (para apoio diverso na aprendizagem):
- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento do processo.
Resultados de Aprendizagem
A exploração dos conteúdos é orientada por quatro objectivos gerais:
1. Conhecer e compreender aspectos fundamentais da observação pedagógica;
2. Analisar processos de observação pedagógica;
3. Concretizar, com correcção, processos de observação pedagógica;
4. Utilizar informação recolhida em processos de observação pedagógica para delinear a ação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
1. Pressupostos da observação científica
1.1. É possível observar?
1.2. Invenção e evolução da observação científica
1.3. Como se observa em ciência?
2. A observação pedagógica como observação científica
2.1. Continuidades e particularidade da observação pedagógica
2.2. Enquadramentos da observação pedagógica
2.3. Crenças e erros comuns na observação pedagógica
3. Estruturação de processos de observação pedagógica
3.1. Conceptualização de processos de observação pedagógica
3.2. Planificação de processos de observação pedagógica
3.3. Desenvolvimento de processos de observação pedagógica
3.4. Utilização de informação disponível
3.5. Avaliação de processos de observação
4. Organização e/ou análise de processos de observação pedagógica
4.1. Observação de educadores, formadores e professores
4.2. Observação de alunos/formandos
4.3. Observação de recursos educativos
4.4. Observação de circunstâncias pedagógicas
Síntese.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Lopes Damião Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
- Altet, M., & Britten, J. D. (1983). Micro-enseignement et formation des enseignants. PUF.
- Anguerra, M.T. (1983). Manual de prácticas de observación. Trillas.
- De Ketele, J. M. (1984). Observar para educar. Aprendizaje -Visor.
- Bronowski, J. (1973). The ascent of man. Litle, Brow and Company.
- Damião, M. H. (2016). Observação pedagógica. Caderno. UC.
- Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2005). Handbook of qualitative research. Sage.
- Estrela, A. (1994). Teoria e prática da observação de classes. Porto editora.
- Fróis, C. (Org.) (2009). A sociedade vigilante: Ensaios sobre identificação, vigilância e privacidade. ICS.
- Hammersley, M. (Ed.). (2007). Educational research and evidence-based practice. The Open University Press/Sage.
- Peña Acuña, B. (2011). Métodos científicos de observación en Educación. Vison Libros.
- Postic, M. (1979). Observação e formação de professores. Almedina.