Seminário de Identidade e Deontologia Profissional
3
2025-2026
01021553
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos quatro semestres anteriores.
Métodos de Ensino
1) Sessões presenciais, para:
- Apresentação de informação, exploração de documentos (escritos e em vídeo) e elaboração de sínteses;
- Análise da realidade educativa a fim de recolher problemas diversos de natureza ético-deontológica;
- Resolução desses problemas, apoiada num esquema de decisão;
- Entrevistas estruturadas a especialistas em ética e profissionais de educação;
2) Trabalho autónomo, para consolidação e/ou aprofundamento e preparação e/ou continuação do trabalho presencial.
3) Acompanhamento tutorial, para apoio ao estudo, preparação e desenvolvimento de tarefas.
Resultados de Aprendizagem
O Seminário é orientado por quatro objectivos que se organizam de modo taxonómico, devendo traduzir-se em resultados de aprendizagem. A sua articulação concorrerá para consolidar o diálogo entre pensamento e acção profissional em situações educativas que solicitem uma especial atenção ético-deontológica:
1. Conhecer e compreender informação relevante inscrita nos tópicos de conteúdos enunciados;
2. Analisar e sistematizar essa informação no sentido de perspetivar a ação profissional em educação guiada por princípios éticos;
3. Decidir, com base na observação e na ponderação, a ação profissional em situações educativas que se afiguram especialmente críticas sob o ponto de vista ético-deontológico;
4. Refletir sobre decisões tomadas nessas situações, em função de princípios éticos, tendo em conta as finalidades e as consequências da ação profissional.
Estágio(s)
NãoPrograma
O Seminário inclui três temas: os dois primeiros, com carácter conceptual, sustentam um terceiro, com carácter prático. Sendo este o cerne do programa, o seu tratamento ocupa metade das sessões previstas.
Introdução
- O paradigma da "ética prática" no campo da educação
1. Identidade profissional
1.1. Ciências da Educação: identidade de uma área profissional
1.2. Profissões inscritas nas Ciências da Educação: singularidade(s) e identidade(s)
1.3. Formação: primeiro pilar da identidade profissional
2. Ética e deontologia das profissões de educação
2.1. Moral, ética e deontologia
2.2. Princípios orientadores da acção profissional
2.3. Deveres e direitos dos profissionais de educação
3. Pensamento e acção ético-deontológica dos profissionais de educação numa matriz dialógica
3.1. Observação de situações educativas
3.2. Um esquema e um instrumento de apoio à decisão
3.3. Decisões de ordem deontológica em situações educativas concretas
Síntese
- Transposição da formação para a profissão.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Lopes Damião Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%
Bibliografia
Boavida, J. (2009). El deber de educar como condición de libertad (pp. 129-144). In J. Ibáñez-Martín (Coord). Educación, conocimiento y justicia. Madrid: Dykindon
Camps, V. (2018). La fragilidad de una ética liberal. Barcelona: Universitat Autònoma
D´Orey da Cunha, P. (1996). Ética e educação. Lisboa: Universidade Católica.
LaFollette, H. (ed.) (2003). The Oxford Handbook of Pratical Ethics, Oxford: Oxford University Press.
Estrela, M.T. (1995). Deontologia e profissionalismo. In A profissão docente. Fenprof.
Maia, C. (1995). A dimensão ética da função educativa. Revista Portuguesa de Pedagogia, 29 (2), 42-60.
Monteiro, A.R. (2005). Deontologia das profissões da educação. Coimbra: Almedina.
Monteiro, A.R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na Educação. Porto: Porto Editora.
Quintana-Cabanas, J.M. (2005). La educación en valores y otras cuestiones pedagógicas. Barcelona: PPU.
Vincent, G. (2002) (Dir). Responsabilités professionnelles et déontologie. Paris: L’Harmattan.