Seminário de Identidade e Deontologia Profissional

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021553
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos quatro semestres anteriores. 

Métodos de Ensino

1) Sessões presenciais, para:

- Apresentação de informação, exploração de documentos (escritos e em vídeo) e elaboração de sínteses;

- Análise da realidade educativa a fim de recolher problemas diversos de natureza ético-deontológica;

- Resolução desses problemas, apoiada num esquema de decisão;

- Entrevistas estruturadas a especialistas em ética e profissionais de educação;

2) Trabalho autónomo, para consolidação e/ou aprofundamento e preparação e/ou continuação do trabalho presencial.

3) Acompanhamento tutorial, para apoio ao estudo, preparação e desenvolvimento de tarefas.

Resultados de Aprendizagem

O Seminário é orientado por quatro objectivos que se organizam de modo taxonómico, devendo traduzir-se em resultados de aprendizagem. A sua articulação concorrerá para consolidar o diálogo entre pensamento e acção profissional em situações educativas que solicitem uma especial atenção ético-deontológica:

1. Conhecer e compreender informação relevante inscrita nos tópicos de conteúdos enunciados;

2. Analisar e sistematizar essa informação no sentido de perspetivar a ação profissional em educação guiada por princípios éticos;

3. Decidir, com base na observação e na ponderação, a ação profissional em situações educativas que se afiguram especialmente críticas sob o ponto de vista ético-deontológico;

4. Refletir sobre decisões tomadas nessas situações, em função de princípios éticos, tendo em conta as finalidades e as consequências da ação profissional.

Estágio(s)

Não

Programa

O Seminário inclui três temas: os dois primeiros, com carácter conceptual, sustentam um terceiro, com carácter prático. Sendo este o cerne do programa, o seu tratamento ocupa metade das sessões previstas.

Introdução

- O paradigma da "ética prática" no campo da educação

1. Identidade profissional

1.1. Ciências da Educação: identidade de uma área profissional

1.2. Profissões inscritas nas Ciências da Educação: singularidade(s) e identidade(s)

1.3. Formação: primeiro pilar da identidade profissional

2. Ética e deontologia das profissões de educação

2.1. Moral, ética e deontologia

2.2. Princípios orientadores da acção profissional

2.3. Deveres e direitos dos profissionais de educação

3. Pensamento e acção ético-deontológica dos profissionais de educação numa matriz dialógica

3.1. Observação de situações educativas

3.2. Um esquema e um instrumento de apoio à decisão

3.3. Decisões de ordem deontológica em situações educativas concretas

Síntese

- Transposição da formação para a profissão.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%

Bibliografia

Boavida, J. (2009). El deber de educar como condición de libertad (pp. 129-144). In J. Ibáñez-Martín (Coord). Educación, conocimiento y justicia. Madrid: Dykindon

Camps, V. (2018). La fragilidad de una ética liberal. Barcelona: Universitat Autònoma

D´Orey da Cunha, P. (1996). Ética e educação. Lisboa: Universidade Católica.

LaFollette, H. (ed.) (2003). The Oxford Handbook of Pratical Ethics, Oxford: Oxford University Press.

Estrela, M.T. (1995). Deontologia e profissionalismo. In A profissão docente. Fenprof.

Maia, C. (1995). A dimensão ética da função educativa. Revista Portuguesa de Pedagogia, 29 (2), 42-60.

Monteiro, A.R. (2005). Deontologia das profissões da educação. Coimbra: Almedina.

Monteiro, A.R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na Educação. Porto: Porto Editora.

Quintana-Cabanas, J.M. (2005). La educación en valores y otras cuestiones pedagógicas. Barcelona: PPU.

Vincent, G. (2002) (Dir). Responsabilités professionnelles et déontologie. Paris: L’Harmattan.