História da Educação
1
2023-2024
01021536
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da História ao nível do Ensino Secundário.
Métodos de Ensino
Lição expositiva interactiva, Visionamento de filmes, Trabalhos de grupo em sala de aulas, Kahoot, Debate, Leitura individual e/ou colectiva, "flipped classrrom", pesquisa e sínteses sobre temas pertinentes.
Pretende-se conciliar o método expositivo dinamizado, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas centradas no trabalho do estudante. Ao longo do decurso da unidade curricular serão realizados pequenos trabalhos dentro e fora da sala de aula; bem como sínteses sobre os temas abordados.
Resultados de Aprendizagem
Relacionar as condições da sociedade com a dinâmica educativa no período síncrono;
Exercitar a reflexão educacional considerando o conhecimento dos contextos históricos das conceções e práticas educacionais;
Distinguir propostas pedagógicas de realidades educativas;
Caracterizar o pensamento pedagógico de diferentes épocas;
Demonstrar a importância contemporânea das propostas pedagógicas mais marcantes para a História da Educação;
Explicitar as principais características das políticas e das instituições educativas de cada época.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - Sentido e pertinência da HE
1. A necessidade e a utilidade da HE;
2. História da Educação, da Pedagogia, da Criança e da Escola
II - Conceções educativas
1. A educação na Antiguidade
1.1. Homero educador da Hélade
1.2. A educação em Esparta;
1.3. A educação em Atenas;
1.4. A educação helenística;
1.5. Os ideais da educação em Roma.
2. A educação na Idade Média
2.1. O cristianismo e educação. Regra Beneditina e Artes Liberais
2.2. A emergência da universidade
3. A pedagogia do Renascimento e Modernidade
3.1. Renascimento e Humanismo
3.2. Pedagogos Humanistas
4. Pedagogia e pedagogos contemporâneos
4.1. Desenvolvimento da educação ativa e realista
4.2. A revolução científica da educação
III - Escolarização em Portugal
1. Da idade média ao advento do liberalismo;
1.1. Os jesuítas e a educação;
1.2. As reformas pombalinas
1.3. Liberalismo e políticas educativas
2. Reformas contemporâneas
2.1. Da República ao Estado Novo
2.2. Do 25 de abril à LBSE
2.3. Desafios do século XXI.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Aranha, MLA (2006). História da educação e da pedagogia. Geral e Brasil. Moderna
Bertrand, I (2001). Teorias contemporâneas da educação. I. Piaget
Cambi, F (1999). História da pedagogia. UNESP
Carvalho, R (1985). História do ensino em Portugal. F.C.G.
Dominique, C. (1999). Histoire des courants pédagogiques. ESF
Ferreira, A.G.A. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação em Questão, 40 (26), 19-30
Gomes, JF (1995). Para a história da educação em Portugal: seis estudos (1928-2002). Porto Editora
Galino, M.Á. (1982). Historia de la educación: Edades antigua y media. Gredos
Jaeger, W. (2003). Paidéia. Martins Fontes
Magalhães, J. (2010). Da cadeira ao banco. Escola e modernização (Séculos XVIII-X). Educa
Mialaret, G. & Vial (Ed./Trad. 1981). Histoire de l'éducation. 4 vols. P.U.F
Rury, JL & Tamura, E. H. (2019). The Oxford handbook of the History of Education. Oxford University Press
Valdez, AAR (2007). Algunos protagonistas de la pedagogía. Antología básica. U.P.N