História da Educação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021536
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da História ao nível do Ensino Secundário.

Métodos de Ensino

Lição expositiva interactiva, Visionamento de filmes, Trabalhos de grupo em sala de aulas, Kahoot, Debate, Leitura individual e/ou colectiva, "flipped classrrom", pesquisa e sínteses sobre temas pertinentes.

Pretende-se conciliar o método expositivo dinamizado, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas centradas no trabalho do estudante. Ao longo do decurso da unidade curricular serão realizados pequenos trabalhos dentro e fora da sala de aula; bem como sínteses sobre os temas abordados.

Resultados de Aprendizagem

Relacionar as condições da sociedade com a dinâmica educativa no período síncrono;

Exercitar a reflexão educacional considerando o conhecimento dos contextos históricos das conceções e práticas educacionais;

Distinguir propostas pedagógicas de realidades educativas;

Caracterizar o pensamento pedagógico de diferentes épocas;

Demonstrar a importância contemporânea das propostas pedagógicas mais marcantes para a História da Educação;

Explicitar as principais características das políticas e das instituições educativas de cada época.

Estágio(s)

Não

Programa

I - Sentido e pertinência da HE

1. A necessidade e a utilidade da HE;

2. História da Educação, da Pedagogia, da Criança e da Escola

II - Conceções educativas

1. A educação na Antiguidade

1.1. Homero educador da Hélade

1.2. A educação em Esparta;

1.3. A educação em Atenas;

1.4. A educação helenística;

1.5. Os ideais da educação em Roma.

2. A educação na Idade Média

2.1. O cristianismo e educação. Regra Beneditina e Artes Liberais

2.2. A emergência da universidade

3. A pedagogia do Renascimento e Modernidade

3.1. Renascimento e Humanismo

3.2. Pedagogos Humanistas

4. Pedagogia e pedagogos contemporâneos

4.1. Desenvolvimento da educação ativa e realista

4.2. A revolução científica da educação

III - Escolarização em Portugal

1. Da idade média ao advento do liberalismo;

1.1. Os jesuítas e a educação;

1.2. As reformas pombalinas

1.3. Liberalismo e políticas educativas

2. Reformas contemporâneas

2.1. Da República ao Estado Novo

2.2. Do 25 de abril à LBSE

2.3. Desafios do século XXI.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Aranha, MLA (2006). História da educação e da pedagogia. Geral e Brasil. Moderna

Bertrand, I (2001). Teorias contemporâneas da educação. I. Piaget

Cambi, F (1999). História da pedagogia. UNESP

Carvalho, R (1985). História do ensino em Portugal. F.C.G.

Dominique, C. (1999). Histoire des courants pédagogiques. ESF

Ferreira, A.G.A. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação em Questão, 40 (26), 19-30

Gomes, JF (1995). Para a história da educação em Portugal: seis estudos (1928-2002). Porto Editora

Galino, M.Á. (1982). Historia de la educación: Edades antigua y media. Gredos

Jaeger, W. (2003). Paidéia. Martins Fontes

Magalhães, J. (2010). Da cadeira ao banco. Escola e modernização (Séculos XVIII-X). Educa

Mialaret, G. & Vial (Ed./Trad. 1981). Histoire de l'éducation. 4 vols. P.U.F

Rury, JL & Tamura, E. H. (2019). The Oxford handbook of the History of Education. Oxford University Press

Valdez, AAR (2007). Algunos protagonistas de la pedagogía. Antología básica. U.P.N