Educação Inclusiva e Problemas de Desenvolvimento
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2025-2026
01021525
Ciências da Educação
Português
Presencial
3.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Necessidades Especiais e Educação Inclusiva.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise de vídeos, trabalho de síntese.
Resultados de Aprendizagem
Educação Inclusiva e Problemas de Desenvolvimento, unidade curricular opcional da licenciatura em Ciências da Educação, dá continuidade à formação dos estudantes no domínio das necessidades especiais, focando tipos não abordados anteriormente. Os objetivos desta unidade são:
- Referenciar a área, delimitando-a e relacionando-a com outras unidades curriculares;
- Conhecer as características de tipos particulares de necessidades educativas especiais, nomeadamente Dificuldades Intelectuais, Perturbações do Espetro do Autismo, Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e Paralisia Cerebral.
- Reconhecer a diversidade de cada um dos tipos considerados;
- Identificar e implementar intervenções educativas em diferentes contextos e ao longo da vida.
Estágio(s)
NãoPrograma
-Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (e.g., Trissomia 21). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Métodos e estratégias de de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.
- Perturbação de Défice de Atenção e Hiperactividade: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Intervenção em contexto familiar e escolar.
- Perturturbação do Espectro do Autismo: Delimitação e caracterização do espectro autista. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção e estratégias educativas.
- Paralisia Cerebral: Definição, classificações e etiologias. Caracterização. Estratégias de intervenção e reabilitação.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Mini Testes: 70.0%
Bibliografia
Jordan, R., Roberts, J. M. ,& Hume, K. (2019). The sage handbook of autism and education. London: Sage.
Maniadaki, K., & Kakouros, E. (2018). The complete guide to ADHD: Nature, diagnosis, and treatment (pp. 38-56). NewYork: Routledge.
Richards, S. P., Brady, M. P., Taylor, R. L. (2015). Cognitive and intellectual disabilities. Historical perspectives, current practices and future directions. New York: Routledge.
Rief, S. F. (2016). How to reach and teach children with ADD/ADHD. San Francisco: Jossey-Bass.
Volkmar, F. R., Rogers, S. J., Paul, R., & Pelphrey, K. A. (2014). Handbook of autism and pervasive developmental disorders. Vol. 2. Assessment, interventions and policy. New Jersey: Wiley.
Wehmeyer, M. L., Brown, I., Percy, M., Shogren, K. A., Fung, W. L. A. (Eds.) (2017). A comprehensive guide to Intellectual and Developmental Disabilities. Baltimore: Brooks.