Educação Inclusiva e Problemas de Desenvolvimento

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021525
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Necessidades Especiais e Educação Inclusiva.

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise de vídeos, trabalho de síntese.

Resultados de Aprendizagem

Educação Inclusiva e Problemas de Desenvolvimento, unidade curricular opcional da licenciatura em Ciências da Educação, dá continuidade à formação dos estudantes no domínio das necessidades especiais, focando tipos não abordados anteriormente. Os objetivos desta unidade são:

- Referenciar a área, delimitando-a e relacionando-a com outras unidades curriculares;

- Conhecer as características de tipos particulares de necessidades educativas especiais, nomeadamente Dificuldades Intelectuais, Perturbações do Espetro do Autismo, Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e Paralisia Cerebral.

 - Reconhecer a diversidade de cada um dos tipos considerados;

- Identificar e implementar  intervenções educativas em diferentes contextos e ao longo da vida.

Estágio(s)

Não

Programa

-Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (e.g., Trissomia 21). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Métodos e estratégias de de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.

- Perturbação de Défice de Atenção e Hiperactividade: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Intervenção em contexto familiar e escolar.

- Perturturbação do Espectro do Autismo: Delimitação e caracterização do espectro autista. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção e estratégias educativas.

- Paralisia Cerebral: Definição, classificações e etiologias. Caracterização. Estratégias de intervenção e reabilitação.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Mini Testes: 70.0%

Bibliografia

Jordan, R., Roberts, J. M. ,& Hume, K. (2019). The sage handbook of autism and education. London: Sage.

Maniadaki, K., & Kakouros, E. (2018). The complete guide to ADHD: Nature, diagnosis, and treatment (pp. 38-56). NewYork: Routledge.

Richards, S. P., Brady, M. P., Taylor, R. L. (2015). Cognitive and intellectual disabilities. Historical perspectives, current practices and future directions. New York: Routledge.

Rief, S. F. (2016). How to reach and teach children with ADD/ADHD. San Francisco: Jossey-Bass.

Volkmar, F. R., Rogers, S. J., Paul, R., & Pelphrey, K. A. (2014). Handbook of autism and pervasive developmental disorders. Vol. 2. Assessment, interventions and policy. New Jersey: Wiley.

Wehmeyer, M. L., Brown, I., Percy, M., Shogren, K. A., Fung, W. L. A. (Eds.) (2017). A comprehensive guide to Intellectual and Developmental Disabilities. Baltimore: Brooks.