Educação e desenvolvimento pessoal e social
0
2023-2024
01021519
Ciências da Educação
Português
Presencial
3.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos será realizado com base numa abordagem teórica, teórico-empírica e prática, construindo um quadro de referência de base, quer através de exposição, quer de trabalhos de observação, pesquisa e síntese. Estas abordagens serão potenciadas por estratégias reflexivas, envolvendo nomeadamente a elaboração de portefólios, a análise de casos, a resolução de problemas e o recurso a dinâmicas de grupo e estratégias de simulação e de videoformação.
Resultados de Aprendizagem
Compreender dinâmicas da educação contemporânea e sua relação com processos de desenvolvimento pessoal e social.
Identificar e desenvolver competências associadas aos processos de desenvolvimento pessoal e social.
Estágio(s)
NãoPrograma
I.Conceitos e modelos de educação e desenvolvimento
I.1.Educação e desenvolvimento. Extensões do conceito. modelos ecológicos e ubíquos e de desenvolvimento ao longo da vida
I.2.Desenvolvimento pessoal. Pressupostos, dinâmicas e processos. Ciclos do desenvolvimento e construção da identidade
I.3.Desenvolvimento social: modelos e processos
II.Competências envolvidas no desenvolvimento pessoal e social
II.1.Alguns documentos orientadores
II.2. Competências de conhecimento: conhecimento, consciência do conhecimento, inquiry, resolução de problemas, pensamento crítico e criativo.
II.3. Competências pessoais: sentido de si, literacia emocional, resiliência e autonomia
II.4.Competências interpessoais: comunicação interpessoal e processos sociocognitivos, cooperação e gestão da diversidade
III. Desenvolvimento em ação: modelos e estratégias de educação e formação
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exercícios práticos de identificação e de desenvolvimento de competências: 20.0%
Frequência: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
Conselho da União Europeia. 2018. Recomendação do Conselho sobre as Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Jornal Oficial da União Europeia. 4-06-2018
Fachada, O. 2012. Psicologia das relações interpessoais. Vol 1. Lisboa. Edições Sílabo. ISBN: 9789726186656
Lima, M., Vaz-Rebelo, P., Barreira, C. (2014). Teacher development: Contributions of educational biography and personality. Journal of Adult Development. 21:216–224.
Pourtois, J. & Desmet, H. 1999.A educação pós-moderna. Lisboa. Ed. Piaget.
Rapp, D. & Braasch, J- 2014. Processing inaccurate nformation:Theoretical and applied perspectives from cognitive science and the educational sciences. Cambridge, MA. The MIT Press
Vaz-Rebelo, P., Fernandes, P., Morgado, J., Monteiro, A., Otero, J. (2016). Students' unknowns about natural objects and artifacts. Educational Psychology. 36, 1, 176-190. DOI:10.1080/01443410.2014.916398.