Educação e Arte

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021508
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As sessões terão um carácter teórico-prático. A par da apresentação, sistematização e ilustração de conteúdos, que poderá contar com contribuições de especialistas e de trabalhos realizados pelos estudantes, terão lugar atividades práticas, com base em materiais de apoio diversificados e visitas de observação. O estudo de casos assume um lugar de destaque, permitindo a análise reflexiva de programas e práticas. O regime de ensino misto abre a possibilidade de acompanhamento a distância de projetos, atividades, eventos ou mesmo produção artística, no formato de visita de estudo ou outro. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se consciencializar o valor educativo da Arte e as principais questões inerentes à fundamentação e desenvolvimento de práticas educacionais neste domínio, atendendo a diversos enquadramentos, intencionalidades, agentes, públicos, contextos e metodologias.

Assim, estabelecem-se os seguintes objetivos gerais:

- Compreender o valor educativo da Arte e o seu potencial contributo para o desenvolvimento individual e coletivo;

- Conhecer perspetivas e modelos nos domínios da Educação e Arte;

- Analisar criticamente programas e práticas educacionais nesses domínios.

Estágio(s)

Não

Programa

I - O valor educativo da Arte

Valor intrínseco vs valor instrumental.

Potenciais contributos para o desenvolvimento individual e coletivo.

II - Perspetivas e modelos nos domínios da Educação e Arte

Pressupostos teóricos, clarificação conceptual e ilustração.

III - Programas e práticas de Educação e Arte

A diversidade de intencionalidades, agentes, públicos, contextos e metodologias.

Estudo de casos.

IV - A Educação Estética e Artística no sistema educativo português.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%

Bibliografia

Barbosa, A.M.; Rejane, G. (2008). Arte-Educação como mediação cultural e social. S.P.: UNESP.

Best, D. (1992). A racionalidade do sentimento. O papel das artes na educação. Lisboa: Asa.

Caetano, A. P.; Carvalho, C.; Paz, A.; Freire, I. (2020). Processos participativos e artísticos em contextos de diversidade. Lisboa: Edições Colibri.

Frois, J.P. (2011). Educação estética e artística. Abordagens transdisciplinares. Lisboa: FCG.

Iavelberg, R. (2003). Para gostar de aprender Arte. Sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed.

Jiménez, L.; Aguirre, I.; Pimentel, L. G. (2009) (eds.). Educación artística, cultura y ciudadanía. Madrid: OEI/Santillana.

Quintana Cabanas, J.M (1993). Pedagogía estética. Madrid: Dykinson.

Read, H. (2016). Educação pela Arte. Lisboa: Edições 70.

Santos, A. da S. (1999). Estudos de psicopedagogia e arte. Lisboa: Livros Horizonte.

Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. Bases psicopedógicas. Lisboa: Instituto Piaget.