Conceção e Produção de Materiais Educacionais

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021495
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

À componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de exposição por parte do docente e de exposição/debate, por parte dos alunos, de temas relevantes relativos à conceção e desenvolvimento de diferentes materiais educacionais, em que a atividade, participação e colaboração dos formandos é fundamental. A componente prática pressupõe a planificação, construção e avaliação, por parte dos formandos, de projetos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como grande finalidades dotar os formandos das competências necessárias à compreensão e ao design do jogo e dos materiais educacionais e promover a reflexão sobre as funções e desafios que os mesmos representam na vida quotidiana e no processo educativo. De forma particular:
Desenvolver uma cultura de inovação e criatividade
Compreender os conceitos de Materiais Educacionais, Recurso Didático e Jogos
Conhecer o processo de desenvolvimento dos diferentes materiais educacionais
Desenvolver competências relativas à conceção e construção de diferentes tipos de recursos e materiais educacionais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de Recursos didácticos e/ou Materiais Educacionais

1.1. Definições, componentes, funções, potencialidades

1.2. Conceber, realizar e avaliar Recursos didácticos e/ou Materiais Educacionais

2. Jogar e brincar

2.1. História e estórias

2.2. O jogo como instrumento de aprendizagem, comunicação e formação

2.3. Jogos tradicionais

2.4. Jogos digitais. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Mini Testes: 40.0%

Bibliografia

Carneiro, M.A. (2003) Brinquedos E Brincadeiras – formando ludoeducadores. São Paulo: Editora articulação universidade escola.

Casanova,D.& Huet;I.& Garcia,F. & Pessoa, T. (2020)Role of technology in the design of learning environments. Learning Environments Research 23 (413-427).

De Rauly, T. (1992) Escolher e utilizar os Suportes Visuais e audiovisuais. Coimbra: Coimbra Editora.

Gee J. (2004) Lo que enseñam los Videojuegos sobre el aprendizaje y el alfabetismo. Málaga: Ediciones Aljibe

IQF (2004). Guia para a Concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formação.

Pessoa, T. & Nogueira, F. (2009). A Teoria da Flexibilidade Cognitiva nas vivências e práticas educativas Casebook para a Formação de Professores. In Tânia Hetkowski (Coord.)Educação e Contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas (pp.109-132). Salvador da Bahia: Editora FAPESB .

Wagner,B.J. & Stunard,A. (1998) Como fazer material didáctico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.