Avaliação Educacional

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021489
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Metodologia de Investigação em Educação.

Métodos de Ensino

À componente teórica corresponde uma abordagem expositiva apoiada em meios audiovisuais com momentos de discussão de temas em que a atividade, participação e colaboração dos alunos é fundamental. A componente prática pressupõe o desenvolvimento, por parte dos alunos, de trabalhos de reflexão sobre as temáticas desenvolvidas nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa desenvolver um conjunto de competências no domínio da avaliação, nomeadamente a compreensão dos diferentes paradigmas, modalidades e âmbitos da avaliação educacional, bem como a construção de referenciais avaliativos.

O aluno deverá ser capaz de:

•Compreender as diferentes gerações e paradigmas da avaliação;

•Compreender os componentes e as formas de avaliação;

•Analisar os diferentes âmbitos da avaliação educacional;

•(Des)construir referenciais de avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

1 Introdução à avaliação em educação

1.1 Âmbitos da avaliação

1.2 Gerações e paradigmas da avaliação

1.3 Quais as conceções de avaliação

2 Avaliação dos processos de ensino-aprendizagem

2.1 A avaliação vista através de modalidades e sua relação

2.2 Resultados de investigações sobre a avaliação das aprendizagens     

2.3 Quais as modalidades que fazem parte de um processo de avaliação

3 Avaliação de desempenho docente e de escolas

3.1 Metodologias e quadros de referência

3.2 Estudos sobre Avaliação do Desempenho Docente (ADD) e Avaliação de Escolas (AE)

3.3 Articulação entre a ADD e AE

4 Metodologia de referencialização

4.1 Componentes de avaliação

4.2 Organização do processo de avaliação

4.3 Como construir um referencial para avaliar atitudes

5 Os testes como instrumentos de avaliação

5.1 A construção de tabelas de especificação

5.2 Tipologia dos testes

5.3 Como proceder para avaliar conhecimentos.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Folgado Barreira

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 60.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Barreira, C. (2018). Aprender e ensinar: Dos modos de fazer aos modos de avaliar. In J. Machado & J. M. Alves (Orgs.), E-book Conhecimento e Ação: Transformar contextos e processos educativos (pp. 38-51). Universidade Católica Editora.

Barreira, C. & Pinto, J. (2005). A investigação em Portugal sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos (1990-2005). Revista SPCE, Investigar em Educação, 4, 21-105.

Barreira, B., Bidarra, M. G., & Vaz-Rebelo M. P. (Orgs.) (2016). Estudos sobre avaliação externa de escolas. Porto Editora.

Machado, E., Costa, N., & Alves, M. P. (Orgs) (2013). Avaliação do desempenho docente: Compreender a complexidade, sustentar a decisão. De Dacto Editores.

Ramalho Ortigão, M. I., Fernandes, D., Vidal Pereira, T., & Santos, L. (Orgs.) (2019). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: Perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento, Série Temas em Currículo, Docência e Avaliação. Editora CRV.