Ambientes, Histórias Naturais e Educação
0
2025-2026
01021467
Ciências da Educação
Português
B-learning
3.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos online de comentário e discussão de temas relevantes, em que a atividade, participação e colaboração dos formandos é ativa e fundamental. A componente prática pressupõe a conceção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projetos temáticos supervisionados pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
O desenvolvimento da Unidade Curricular tem como preocupação fundamental criar momentos significativos, fundamentados e contextualizados conducentes a uma reflexão teórica e crítica sobre o ambiente e sua relação com a educação.
Resultados de aprendizagem
- Compreender de forma critica teorias, conceitos, princípios e modos de pensar relativos ao Ambiente
- Analisar de forma crítica e fundamentada diversos projetos educativos Inovadores na sua relação com o Ambiente
- Criar narrativas e histórias de ambientes 'naturais'.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Ambiente, Educação e Sustentabilidade
2. Educação e Histórias Naturais
3. Inovação em Educação: Ambientes e Histórias Naturais
4. Metodologias Ativas e Ambientes e Histórias Naturais
4.1. Pedagogia baseada em Casos e Histórias:
4.2. Aprendizagem Baseada em Problemas
5. Projetos Educativos Inovadores.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Teresa Ribeiro Pessoa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Portefólio: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Bibliografia
Attenborough, D. (2020) Uma Vida no Nosso Planeta. Lisboa: Temas e Debates-Circulo de Leitores
Giono, J.(2019). O Homem que Plantava Árvores. Lisboa: Cultura Editora
Hanscom,A.J. (2018) Descalços e Felizes. Lisboa: Livros Horizonte
Mindt, L., Rieckmann, M. (2017): Developing competencies for sustainability-driven entrepreneurship in higher education: A literature review on teaching and learning methods. Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria 29 (1): 129-159.
Pessoa, T. (2014) Aprender y enseñar con el análisis y la escritura de casos. In A. Rodriguez Marcos & T. Pessoa (coord. ) (2014). La práctica cotidiana en los colégios: casos para la formación de docentes. Sevilha: Ocatedro (pp. 89-117).
UNESCO (2017). Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives : Paris: UNESCO.