Ambientes, Histórias Naturais e Educação

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021467
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos online de comentário e discussão de temas relevantes, em que a atividade, participação e colaboração dos formandos é ativa e fundamental. A componente prática pressupõe a conceção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projetos temáticos supervisionados pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

O desenvolvimento da Unidade Curricular tem como preocupação fundamental criar momentos significativos, fundamentados e contextualizados conducentes a uma reflexão teórica e crítica sobre o ambiente e sua relação com a educação.

Resultados de aprendizagem

- Compreender de forma critica teorias, conceitos, princípios e modos de pensar relativos ao Ambiente

- Analisar de forma crítica e fundamentada  diversos projetos  educativos Inovadores na sua relação com o Ambiente

- Criar narrativas e histórias de ambientes 'naturais'.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Ambiente, Educação e Sustentabilidade

2. Educação e Histórias Naturais

3. Inovação em Educação: Ambientes e Histórias Naturais

4. Metodologias Ativas e Ambientes e Histórias Naturais

4.1. Pedagogia baseada em Casos e Histórias:

4.2. Aprendizagem Baseada em Problemas

5. Projetos Educativos Inovadores.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Portefólio: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%

Bibliografia

Attenborough, D. (2020) Uma Vida no Nosso Planeta. Lisboa: Temas e Debates-Circulo de Leitores

Giono, J.(2019). O Homem que Plantava Árvores. Lisboa: Cultura Editora

Hanscom,A.J. (2018) Descalços e Felizes. Lisboa: Livros Horizonte

Mindt, L., Rieckmann, M. (2017): Developing competencies for sustainability-driven entrepreneurship in higher education: A literature review on teaching and learning methods. Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria 29 (1): 129-159.

Pessoa, T. (2014) Aprender y enseñar con el análisis y la escritura de casos. In A. Rodriguez Marcos & T. Pessoa (coord. ) (2014). La práctica cotidiana en los colégios: casos para la formación de docentes. Sevilha: Ocatedro (pp. 89-117).

UNESCO (2017). Education for Sustainable Development Goals: Learning Objectives : Paris: UNESCO.