Formação, Trabalho e Desenvolvimento Profissional
3
2025-2026
01021456
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposições, debates, trabalhos de grupo e apresentações de trabalhos práticos.
Resultados de Aprendizagem
O mundo do trabalho e do Emprego, em geral e a formação Profissional têm vindo a constituir-se como espaços de atividade e de desenvolvimento profissional para muitos dos licenciados em Ciências da Educação. Possíveis oportunidades como Formador, Coordenador de Formação, Gestor de Formação e Mediador, aconselham uma preparação nestes domínios do conhecimento e uma construção de competências que permita agir neste campo de práticas. Assim, no final desta unidade curricular os/as alunos/as devem:
1. Compreender o trabalho e a sua evolução;
2. Identificar as principais caraterísticas do trabalho organizado;
3. Caraterizar diferentes formas de tipologia cultural das organizações, as condições para a mudança e o papel das pessoas e da formação;
4. Descrever e compreender as transições para e no trabalho;
5. Conhecer as políticas públicas portuguesas de formação profissional;
6. Planear, coordenar e desenvolver atividades formativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Os conceitos de trabalho e de organização;
2. O pensamento organizacional: evolução e principais marcos teóricos
3. Os processos de socialização profissional, de construção de identidades e de desenvolvimento profissional;
4. Formação para e no trabalho: quadros teóricos e modalidades
5. Tipologia cultural das organizações, mudança e formação
6. Formação e gestão de pessoas nas organizações
7. Políticas públicas de formação profissional em
8. Conceção, desenvolvimento e avaliação ações de formação.
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Planificação e desenvolvimento de uma sessão de formação: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Alcoforado, L. (2012). Qualificar para novas oportunidades: desafios e limites. In J. M. Silva (Ed.) Iniciativa novas oportunidades: Teoria e práticas (pp. 149-158). Leiria, Lisboa: IPL, ANQEP.
Biech, E. (Ed.) (2014). ASTD Handbook. The Definitive Reference for Training & Development. Alexandria: ASTD Press.
Carré, P., & Caspar, P. (Eds.) (2001).Tratado das ciências e técnicas da formação. Lisboa: Instituto Piaget.
Chauvin, C. (2005). Concevoir un stage de formation. Issy-les-Moulineaux: ESF.
Fettes, T., Evans, K. & Kashefpakdel, E. (2020) Putting skills to work: it’s not so much the what, or even the why, but how…, Journal of Education and Work, 33(2), 184-196.
Pineda, P. (2002). Pedagogia laboral. Barcelona: Ariel.
Alcoforado, L., Frias, M., Cordeiro, A. R., Fonseca, A. C., & Oliveira, M. (2018). Educação e (não) trabalho: indagações sobre uma relação sempre controversa, a propósito dos jovens que não estudam nem trabalham. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, 34, 38-58.