Envelhecimento Humano e Intervenção Educativa
3
2025-2026
01021444
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, sínteses bibliográficas, questionamento socrático, visionamento de filmes/recursos web, demonstrações, testemunhos de pessoas convidadas, leituras e análise crítica de artigos científicos baseados em estudos empíricos e discussões de casos reais em pequenos grupos em sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender o envelhecimento humano numa ótica sistémica e multideterminada, que envolve fatores internos e externos à pessoa.
- Entender o fenómeno do envelhecimento com base numa visão interdependente das várias etapas do ciclo de vida.
- Conhecer teoricas psicológicas e sociológicas do envelhecimento, distinguindo processos normais de processos patológicos.
- Discutir o paradigma do envelhecimento ativo e saudável, os determinantes contemplados e as recomendações para a intervenção.
- Analisar múltiplas problemáticas do envelhecimento, com incidência para o idadismo e o sexismo, numa perspetiva interseccional.
- Aprender a planear intervenções educativas para a população idosa em contextos de autonomia ou de dependência de respostas sociais, reconhecendo e valorizando a sua heterogeneidade como grupo etário.
- Compreender o papel do profissional de CE na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Envelhecimento humano: indicadores demográficos e desafios sociais.
2. A gerontologia educativa no contexto da educação permanente e do curso de vida.
3. Desenvolvimento e envelhecimento dos sistemas biológico, cognitivo, emocional e social.
4. Teorias psicológicas do envelhecimento: processos normais e processos patológicos.
5. Envelhecimento ativo e saudável: desafios de um novo paradigma.
6. Questões psicossociais do envelhecimento: idadismo, sexismo e outras formas de discriminação.
7. A descontinuidade vs. continuidade de papéis ao longo da vida: a transição para a aposentação.
8. Cuidar e ser cuidado: famílias, redes informais e respostas sociais para a população idosa.
9. A heterogeneidade da população idosa e desafios para a intervenção educativa.
10. Estimulação, aprendizagem e qualidade de vida em pessoas de idade avançada.
11. Programas bem sucedidos de intervenção educativa para pessoas idosas.
12. A participação cidadã das pessoas idosas e formas de inclusão social.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Relativos a apresentação e demonstrações em sala de aula de programas de intervenção com o respetivo trabalho escrito: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Arnett, J. J. (2012). Human development: A cultural approach. Pearson Education
European Union (2019). Ageing Europe. Looking at the lives of older people in EU–2019 edition. Publications Office of the European Union
IMSERSO (2011). Envejecimiento activo: Libro blanco. Ministerio de Sanidade, Politica Social e Igualdad
Johnson, M., & Bengtson, V., Coleman, P., & Kirkwood, T. (2005).The Cambridge handbook of age and ageing. Cambridge University Press
Oliveira, A. L., Vieira, C. M., Lima, M. P., Alcoforado, L., Ferreira, S. M., & Ferreira, J. A. (2013). Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? IUC. http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/ebook/E-book_Promoting
Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lidel, Edições técnicas.
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Ambar.