Envelhecimento Humano e Intervenção Educativa

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021444
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, sínteses bibliográficas, questionamento socrático, visionamento de filmes/recursos web, demonstrações, testemunhos de pessoas convidadas, leituras e análise crítica de artigos científicos baseados em estudos empíricos e discussões de casos reais em pequenos grupos em sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender o envelhecimento humano numa ótica sistémica e multideterminada, que envolve fatores internos e externos à pessoa.

- Entender o fenómeno do envelhecimento com base numa visão interdependente das várias etapas do ciclo de vida.

- Conhecer teoricas psicológicas e sociológicas do envelhecimento, distinguindo processos normais de processos patológicos.

- Discutir o paradigma do envelhecimento ativo e saudável, os determinantes contemplados e as recomendações para a intervenção.

- Analisar múltiplas problemáticas do envelhecimento, com incidência para o idadismo e o sexismo, numa perspetiva interseccional.

- Aprender a planear intervenções educativas para a população idosa em contextos de autonomia ou de dependência de respostas sociais, reconhecendo e valorizando a sua heterogeneidade como grupo etário.

- Compreender o papel do profissional de CE na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Envelhecimento humano: indicadores demográficos e desafios sociais.

2. A gerontologia educativa no contexto da educação permanente e do curso de vida.

3. Desenvolvimento e envelhecimento dos sistemas biológico, cognitivo, emocional e social.

4. Teorias psicológicas do envelhecimento: processos normais e processos patológicos.

5. Envelhecimento ativo e saudável: desafios de um novo paradigma.

6. Questões psicossociais do envelhecimento: idadismo, sexismo e outras formas de discriminação.

7. A descontinuidade vs. continuidade de papéis ao longo da vida: a transição para a aposentação.

8. Cuidar e ser cuidado: famílias, redes informais e respostas sociais para a população idosa.

9. A heterogeneidade da população idosa e desafios para a intervenção educativa.

10. Estimulação, aprendizagem e qualidade de vida em pessoas de idade avançada.

11. Programas bem sucedidos de intervenção educativa para pessoas idosas.

12. A participação cidadã das pessoas idosas e formas de inclusão social.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Relativos a apresentação e demonstrações em sala de aula de programas de intervenção com o respetivo trabalho escrito: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Arnett, J. J. (2012). Human development: A cultural approach. Pearson Education

European Union (2019). Ageing Europe. Looking at the lives of older people in EU–2019 edition. Publications Office of the European Union

IMSERSO (2011). Envejecimiento activo: Libro blanco. Ministerio de Sanidade, Politica Social e Igualdad

Johnson, M., & Bengtson, V., Coleman, P., & Kirkwood, T. (2005).The Cambridge handbook of age and ageing. Cambridge University Press

Oliveira, A. L., Vieira, C. M., Lima, M. P., Alcoforado, L., Ferreira, S. M., & Ferreira, J. A. (2013). Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? IUC. http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/ebook/E-book_Promoting

Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lidel, Edições técnicas.

Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Ambar.