Educação Social

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021433
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Recorrer-se-á a metodologias ativas e participativas com exposições orais suportadas por textos e recursos audiovisuais. Ocorrerão trabalhos em grupo com apresentações orais e dinamização de debates por parte dos alunos (apresentações dos projetos socioeducativos em análise) e de especialistas convidados (Aulas Abertas). Haverá ainda orientação tutorial relativamente aos projetos em análise.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular cada aluno deve:

- Relacionar os conceitos de Pedagogia Social, Educação Social e Intervenção Socioeducativa

- Reconhecer em diferentes contextos o carácter educativo do social e, complementarmente, a dimensão social da educação. 

- Conhecer os agentes, os destinatários, os âmbitos, as temáticas e as modalidades de intervenção socioeducativa

- Compreender os processos histórico-conceptuais e os pressupostos pedagógicos, psicológicos e sociológicos que estão na base dos processos de intervenção socioeducativa

 - Identificar os factores de vulnerabilidade, risco, conflito, marginalização, exclusão e discriminação que dificultam a socialização e a inserção social de sujeitos e coletivos.

 - Conhecer projectos e programas de intervenção socioeducativa quer para públicos normatizados quer em conflito social

 - Analisar um projeto de intervenção socioeducativa a partir de modelos de planeamento e avaliação de projetos socioeducativos .    

Estágio(s)

Não

Programa

I. Educação Social, Pedagogia Social, Intervenção Socioeducativa e Ciências da Educação

1. Educação Social (ES) e Intervenção socioeducativa: O conhecimento e o reconhecimento do caráter educativo do social e, complementarmente, da dimensão social da educação

2. Contextos, agentes, âmbitos, áreas de intervenção e lógicas de desenvolvimento pessoal, social e comunitário

3. Conceitos de vulnerabilidade, risco, conflito, marginalização e exclusão social:o que dificulta a inserção social de sujeitos e coletivos

4.  Modalidades de intervenção socioeducativa:promoção, prevenção, diagnóstico, apoio, mediação, terapêutica, (re)integração,  redução de riscos e danos, formação e animação.

5. Competências de um pedagogo social.

II.  Referências histórico-conceptuais da ES

III. Projetos, temáticas e áreas da E S: Direitos Humanos e Educação para a Cidadania; Interculturalidade e Mediação Intercultural; Conflito e Violência e Pedagogia da Convivência; Voluntariado Social e Animação Sociocultural.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

- Diaz, S. (2006). Uma aproximação à pedagogia – educação social. Revista Lusófona de Educação, 7, 91-104. http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n7/n7a06

- Losego, M. (2016, Coord.). Compass: Manual de educação para os direitos humanos com jovens.Lisboa:Dínamo - Associação de Dinamização Sócio-Cultural.

- Pinheiro, M. R; Velho, C.; Santos, L.; Palaio, C. (2018). Projet’Ar-te - Programa de promoção da autonomia para jovens em risco: Implementação e avaliação da eficácia e da qualidade de uma intervenção durante o processo de acolhimento residencial, sua finalização e acompanhamento. In Maria João Carvalho e Anabela Salgueiro (Coord.): Pensar o acolhimento residencial de crianças e jovens, 189-215, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

- Serrano, G. P. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto Editora.

- Varela, S. M. (2012). La formación práctica en intervención socioeducativa. Madrid: Sanz y Torres.