Educação Social
3
2023-2024
01021433
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Recorrer-se-á a metodologias ativas e participativas com exposições orais suportadas por textos e recursos audiovisuais. Ocorrerão trabalhos em grupo com apresentações orais e dinamização de debates por parte dos alunos (apresentações dos projetos socioeducativos em análise) e de especialistas convidados (Aulas Abertas). Haverá ainda orientação tutorial relativamente aos projetos em análise.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular cada aluno deve:
- Relacionar os conceitos de Pedagogia Social, Educação Social e Intervenção Socioeducativa
- Reconhecer em diferentes contextos o carácter educativo do social e, complementarmente, a dimensão social da educação.
- Conhecer os agentes, os destinatários, os âmbitos, as temáticas e as modalidades de intervenção socioeducativa
- Compreender os processos histórico-conceptuais e os pressupostos pedagógicos, psicológicos e sociológicos que estão na base dos processos de intervenção socioeducativa
- Identificar os factores de vulnerabilidade, risco, conflito, marginalização, exclusão e discriminação que dificultam a socialização e a inserção social de sujeitos e coletivos.
- Conhecer projectos e programas de intervenção socioeducativa quer para públicos normatizados quer em conflito social
- Analisar um projeto de intervenção socioeducativa a partir de modelos de planeamento e avaliação de projetos socioeducativos .
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Educação Social, Pedagogia Social, Intervenção Socioeducativa e Ciências da Educação
1. Educação Social (ES) e Intervenção socioeducativa: O conhecimento e o reconhecimento do caráter educativo do social e, complementarmente, da dimensão social da educação
2. Contextos, agentes, âmbitos, áreas de intervenção e lógicas de desenvolvimento pessoal, social e comunitário
3. Conceitos de vulnerabilidade, risco, conflito, marginalização e exclusão social:o que dificulta a inserção social de sujeitos e coletivos
4. Modalidades de intervenção socioeducativa:promoção, prevenção, diagnóstico, apoio, mediação, terapêutica, (re)integração, redução de riscos e danos, formação e animação.
5. Competências de um pedagogo social.
II. Referências histórico-conceptuais da ES
III. Projetos, temáticas e áreas da E S: Direitos Humanos e Educação para a Cidadania; Interculturalidade e Mediação Intercultural; Conflito e Violência e Pedagogia da Convivência; Voluntariado Social e Animação Sociocultural.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
- Diaz, S. (2006). Uma aproximação à pedagogia – educação social. Revista Lusófona de Educação, 7, 91-104. http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n7/n7a06
- Losego, M. (2016, Coord.). Compass: Manual de educação para os direitos humanos com jovens.Lisboa:Dínamo - Associação de Dinamização Sócio-Cultural.
- Pinheiro, M. R; Velho, C.; Santos, L.; Palaio, C. (2018). Projet’Ar-te - Programa de promoção da autonomia para jovens em risco: Implementação e avaliação da eficácia e da qualidade de uma intervenção durante o processo de acolhimento residencial, sua finalização e acompanhamento. In Maria João Carvalho e Anabela Salgueiro (Coord.): Pensar o acolhimento residencial de crianças e jovens, 189-215, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
- Serrano, G. P. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto Editora.
- Varela, S. M. (2012). La formación práctica en intervención socioeducativa. Madrid: Sanz y Torres.