Educação, Género e Cidadania

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021422
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas, discussões em grande e em pequeno grupo, análise de indicadores oficiais nacionais e internacionais. Análises e debates sobre as políticas públicas promotoras da igualdade de género. Análise de documentação produzida por entidades nacionais e internacionais. Organização de debates temáticos com especialistas convidados em determinados assuntos, que correspondam aos interesses mais prementes dos/as estudantes em cada ano letivo. A escolha das temática levará também em conta os contextos sociais e políticos vividos no país e no estrangeiro.

Resultados de Aprendizagem

Refletir sobre a importância da categoria social género na modelação das relações individuais nos variados contextos de vida, relacionando-a com o exercício da cidadania de homens e mulheres (e de pessoas não binárias).

-Discutir o carácter persuasivo dos estereótipos de género nas opções das pessoas ao longo do ciclo de vida e identificar fragilidades da cidadania correspondentes.

- Conhecer instrumentos de política pública portugueses e internacionais.

-Analisar situações particulares de desigualdades de género, recorrendo a estatísticas oficiais produzidas por instituições nacionais e internacionais.

-Aprender a usar as lentes de género numa perspetiva intersecional.

-Identificar recursos/comportamentos/situações passíveis de reforçar visões tradicionais, conducentes a situações de discriminação de género.

-Conceber estratégias para utilizar a educação formal e a não formal como importantes mecanismos de mudança social, para o alcance efetivo da igualdade de oportunidades.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Perspetiva de género em educação: clarificação de conceitos básicos e análise de indicadores disponíveis

2. O género como categoria social e como promotor de uma certa ‘ordem social’ baseada em estereotipias sexistas, prejudiciais a todas as pessoas em diferentes áreas da vida.

3. Género e socialização na família e na escola: identificação de práticas diferenciais para rapazes e para raparigas em variados domínios.

4. A construção da identidade de género e a (possível) incorporação de estereotipias sexistas.

5. A perspetiva do mainstreaming de género e sua importância para as práticas educativas em diferentes contextos.

6. Questões de género e cidadania numa análise crítica coextensiva à duração da vida.

7. Políticas públicas promotoras da igualdade entre homens e mulheres e recomendações internacioanis ratificadas por Portugal neste domínio.

8. Princípios de uma abordagem sensível ao género na investigação e na intervenção em Ciências da Educação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Alvarez, T., Vieira, C. C., & Ostrouch-Kaminska, J. (2017). Género, educação e cidadania: que "agenda" para a investigação científica e para o ensino e a formação? ex aequo, 36, 9-22. https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.01

Endepohls-Ulpe, M., & Ostrouch-Kamińska, J. (Eds.) (2019). Gender – Diversity – Intersectionality (New) Perspectives in Adult Education. Waxmann.

Ostrouch-Kaminska, J. & Vieira C. C. (Eds.) (2015). Private World(s). Gender and Informal Learning of Adults. Sense Publishers.

Vieira, C. C. (2017). Género e Conhecimento. In C. C. Vieira (coord.), C. Nogueira, F. Henriques, F. M. Marques, F. L. Vicente, F. Teixeira, L. Coelho, M. Duarte, M. H. Loureiro, P. Silva, R. Monteiro, T.-C. Tavares, T. Pinto, T. Toldy, & V. Ferreira (2017). Guião de Educação. Conhecimento, Género e Cidadania no Ensino Secundário (pp. 61-90). CIG.

Vieira, C. C. (2013). Educação familiar: Estratégias para a promoção da igualdade de género (3ª ed.). CIG.