Análise das Políticas Educativas
3
2025-2026
01021411
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a discussão de textos e realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Análise de Políticas educativas visa contribuir para a compreensão da evolução das políticas educativas como reflexo das mudanças contemporâneas, associada a uma redefinição do papel do Estado num contexto de globalização.
No final desta unidade curricular os/as estudantes devem ser capaz de:
- Conhecer conceitos, perspectivas teóricas e investigações no domínio das Políticas Educativas.
- Compreender a evolução das políticas educativas e a sua relação com as transformações sociais e das formas políticas do Estado.
- Problematizar a crescente influência da regulação transnacional e a recontextualização de políticas educativas globais.
- Conhecer políticas e reformas educativas em curso em Portugal
- Analisar de forma critica e reflexiva políticas educativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Políticas públicas e políticas educativas. Modelos de análise das políticas pública. O modelo sequencial. A análise de políticas públicas sob o prisma da ação pública. Os conceitos de regulação e de governança
2 - Novas formas de regulação da educação e a reconfiguração do papel do Estado. A crise do Estado providência.
3- Educação e neoliberalismo. A lógica de mercado e os princípios da privatização, livre escolha e competitividade.
4- Globalização, europeização e regulação transnacional. O papel das organizações internacionais na definição das políticas educativas nacionais.
5- Políticas educativas e redução das desigualdades em educação em Portugal.
Docente(s) responsável(eis)
Professor a Definir - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 50.0%
Apresentação oral e escrita de trabalho de grupo sobre tema a definir: 50.0%
Bibliografia
Afonso, AJ (2019) Tendências regulatórias e impactos nas desigualdades educacionais. Educação & Sociedade [online],40, e0220116.
Ball, S.(2004) Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Educação & Sociedade, 25(89), 1105-1126
Barroso, J (2018) A transversalidade das regulações em educação: modelo de análise para o estudo das políticas educativas em Portugal. Educação & Sociedade, 39 (145), 1075-1097
Carvalho, L M (2015) As políticas públicas de educação sob o prisma da ação pública. Currículo sem Fronteiras, 15(2), 314-333.
CNE (2017) Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva (Vol I e II). CNE
OECD (2020) Education policy outlook Portugal. OECD Pub.
Rodrigues, M.L (Org) (2014) 40 anos de políticas de educação em Portugal: (Vol I e II). Ed Almedina
Viseu, S. (2014) Revisitando o debate sobre o público e o privado em educação: da dicotomia à complexidade das políticas públicas. Ensaio: Aval e Pol Pub Educ, 22(85), 899-916.