Análise Psicossocial das Situações Educativas
2
2025-2026
01021400
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos. Recursos audiovisuais e informáticos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Análise Psicossocial das Situações Educativas tem como principal objectivo o estudo das dimensões sociais e psicossociais do processo educativo, em particular a compreensão dos contextos sociais e dos processos de grupo e relações interpessoais que ocorrem nas escolas e salas de aula, que constituem parte integrante da psicologia da educação. Trata-se de apreender a matriz social onde se inscrevem a aprendizagem, o desenvolvimento e a educação.
Resultados de aprendizagem
- Identificar as características e a dinâmica dos processos educativos e a diversidade de contextos em que estes ocorrem.
- Identificar as dimensões sociais e psicossociais do processo educativo
- Desenvolver competências de observação e análise de situações educativas
- Desenvolver competências de investigação e de intervenção psicossocial em contextos educativos
Estágio(s)
NãoPrograma
1 Contextos institucionais e situações educativas.
1.1Natureza, funções e objectivos da educação escolar.
1.2 A escola como organização social: imagens organizacionais da escola.
1.3 Atributos das escolas eficazes.
1.4 Culturas de ensino.
2. O grupo turma e a ecologia da sala de aula.
2.1 Clima da sala de aula.
2.2 Características gerais da vida na sala de aula.
2.3 Processos e estruturas da sala de aula.
2.4 Estádios de desenvolvimento do grupo-turma.
3 A relação pedagógica.
3.1 Estrutura de estatutos e papéis.
3.2 Representações recíprocas professor-aluno.
3.3 Efeito de expectativa em meio escolar e variáveis sócio-cognitivo-motivacionais do rendimento académico.
3.4 Interação, comunicação e linguagem.
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalhos práticos: 20.0%
Frequência: 80.0%
Bibliografia
Rubie-Davis, C., Stefens,J. , & Watson, P. (2015). Routledge International Handbook of Social Psychology of the Classroom. Routledge
Bidarra, M. G. (1998).Psicologia da Educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-118
Doyle, W. (1986).Classroom organization and management. In M. C. Wittrock(Ed.), Handbook of research on teaching. (2ª ed.). MacMillan Publishing
Fox, R. (2005).Teaching & Learning: Lessons from psychology (pp53-67).Oxford: Blackwell.
Freitas, L. V., & Freitas, C. V. (2002).Aprendizagem cooperativa. ASA
Hargreaves, H. (1998). Os professores em tempo de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. McGraw-Hill
Lautier, N. (2001). Psychosociologie de l'éducation: Regard sur les situations d'enseignement. Armand Colin.
Raposo, N.V. (1995). Estudos de psicopedagogia (2ª ed.).Coimbra:Coimbra Editora
Teddlie, c. , & Reynolds, D. (2000). The international handbook of school effectiveness research. Falmer Press.