Análise Psicossocial das Situações Educativas

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01021400
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos. Recursos audiovisuais e informáticos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Análise Psicossocial das Situações Educativas tem como principal objectivo o estudo das dimensões sociais e psicossociais do processo educativo, em particular a compreensão dos contextos sociais e dos processos de grupo e relações interpessoais que ocorrem nas escolas e salas de aula, que constituem parte integrante da psicologia da educação. Trata-se de apreender a matriz social onde se inscrevem a aprendizagem, o desenvolvimento e a educação.
Resultados de aprendizagem
- Identificar as características e a dinâmica dos processos educativos e a diversidade de contextos em que estes ocorrem.
- Identificar as dimensões sociais e psicossociais do processo educativo
- Desenvolver competências de observação e análise de situações educativas
- Desenvolver competências de investigação e de intervenção psicossocial em contextos educativos

Estágio(s)

Não

Programa

1 Contextos institucionais e situações educativas.

1.1Natureza, funções e objectivos da educação escolar.

1.2 A escola como organização social: imagens organizacionais da escola.

1.3 Atributos das escolas eficazes.

1.4 Culturas de ensino.

2. O grupo turma e a ecologia da sala de aula.

2.1 Clima da sala de aula.

2.2 Características gerais da vida na sala de aula.

2.3 Processos e estruturas da sala de aula.

2.4 Estádios de desenvolvimento do grupo-turma.

3 A relação pedagógica.

3.1 Estrutura de estatutos e papéis.

3.2 Representações recíprocas professor-aluno.

3.3 Efeito de expectativa em meio escolar e variáveis sócio-cognitivo-motivacionais do rendimento académico.

3.4 Interação, comunicação e linguagem. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalhos práticos: 20.0%
Frequência: 80.0%

Bibliografia

Rubie-Davis, C., Stefens,J. , & Watson, P.  (2015). Routledge International Handbook of Social Psychology of the Classroom. Routledge

Bidarra, M. G. (1998).Psicologia da Educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-118

Doyle, W. (1986).Classroom organization and management. In M. C. Wittrock(Ed.), Handbook of research on teaching. (2ª ed.). MacMillan Publishing

Fox, R. (2005).Teaching & Learning: Lessons from psychology (pp53-67).Oxford: Blackwell.

Freitas, L. V., & Freitas, C. V. (2002).Aprendizagem cooperativa. ASA

Hargreaves, H. (1998). Os professores em tempo de mudança:  O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. McGraw-Hill

Lautier, N. (2001). Psychosociologie de l'éducation: Regard sur les situations d'enseignement. Armand Colin.

Raposo, N.V. (1995). Estudos de psicopedagogia (2ª ed.).Coimbra:Coimbra Editora

Teddlie, c. , & Reynolds, D. (2000). The international handbook of school effectiveness research. Falmer Press.