Administração e Gestão das Organizações Educativas
2
2025-2026
01021399
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise de documentos (textos, legislação) e trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
A uc visa promover a análise e a reflexão crítica sobre as dimensões organizacionais e administrativas da educação, com enfoque nas organizações educativas
A abordagem de diversas perspetivas da teoria organizacional pretende favorecer o domínio de conhecimentos essenciais no campo da gestão das organizações educativas, escolares e não escolares. Numa perspetiva de fundamentação teórica e de enquadramento normativo, procura-se habilitar os estudantes para a análise crítica da evolução da administração e gestão das escolas em Portugal, com ênfase na atualidade.
Competências a desenvolver:
-Reconhecer a importância das dimensões organizacionais e administrativas da educação
-Compreender o conceito de organização, de organização educativa e de escola como organização
-Conhecer e aplicar conceitos básicos e perspetivas teóricas ao estudo das organizações educativas e das práticas de gestão
-Analisar de forma crítica e reflexiva a evolução da administração e gestão das escolas em Portugal.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Administração educacional e gestão das organização eduativas: ensino e investigação
2. As organizações educativas e a escola como organização social complexa
- Algumas dimensões organizacionais da escola (objetivos, estruturas, atores, relações, processos, tecnologias, ambiente, poder e liderança)
- A necessidade de uma focalização normativa, interpretativa e descritiva no estudo da organização escolar
3. Diferentes tipologias dos modelos teóricos de análise e de gestão das organizações educativas.
4. Evolução da administração educacional e da gestão escolar em Portugal
- Centralização, descentralização, desconcentração e autonomia: clarificação de conceitos
- Organização, administração e gestão das escolas: contextos teóricos, políticos e normativos
- Modelos e práticas de gestão das escolas.
Docente(s) responsável(eis)
Armanda Pinto Mota Matos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
Barroso, J. (2011). Direcção de escolas e regulação das políticas: Em busca do unicórnio. In A. Neto-Mendes, J. A. Costa, A. Ventura (org.), A emergência do director da escola: Questões políticas e organizacionais (pp. 11-22). Universidade de Aveiro
Bush, T. (2011). Theories of educational leadership and management. Sage.
Costa J. (1996). Imagens organizacionais da escola. Ed. ASA.
Formosinho, J., Fernandes, A. S., Machado, J., & Ferreira, H. C. (Eds.). (2010). A autonomia da escola pública em Portugal. Fundação Manuel Leão.
Lima, L.C. (2014). A Gestão Democrática das Escolas: Do Autogoverno à ascensão de uma Pós-Democracia Gestionária? Revista Educação & Sociedade, 35(129), 1067-1083.
Lima, L. C., & Sá, V., (2017). O governo das escolas: Democracia, controlo e performatividade. Edições Húmus.
Lima, L. C., Sá, V., & Torres, L. (2020). Diretores escolares em ação. FML.