Proteção da criança em situações de risco e perigo

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049512
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposição de alguns conteúdos teóricos, por parte da docente ou dos estudantes (recurso à metodologia da aula invertida), trabalho de grupo, análise de casos, project based learning (PBL)

Resultados de Aprendizagem

No final da u.c. espera-se que os/as estudantes:

- conheçam o sistema português de promoção dos direitos e proteção da criança, identifiquem e discutam as semelhanças e diferenças com outros sistemas (p.e., inglês, espanhol e australiano);

- compreendam as diferenças entre sistemas de proteção focados na criança ou na família;

- saibam distinguir risco e perigo, fatores de risco e fatores de proteção, vulnerabilidade e resiliência;

- saibam explorar as forças e capacidades da família, bem como a sua rede social de apoio;

- conheçam e dominem os princípios e técnicas da entrevista colaborativa;

- saibam desenhar e discutir criticamente planos de intervenção que protejam as crianças e apoiem as famílias;

- saibam identificar as situações em que a mudança não é possível em tempo útil, para a criança, e em que tem que ser limitado o exercício da parentalidade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Missão e objetivos de um sistema de promoção e proteção das crianças: foco na criança e/ou na família?

2. Sistema português de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens: a) enquadramento legal, missão e atividade da CNPDPCJ e das CPCJ; b) análise comparativa com outros sistemas de proteção de crianças e jovens.

3. Risco e perigo e seu impacto no desenvolvimento e no bem-estar da criança.

4. Fatores de risco e de proteção, vulnerabilidade e resiliência individuais e familiares.

5. Objetivos, princípios e estratégias da entrevista colaborativa: como explorar as forças e fragilidades da família e potenciar os seus recursos.

6. Avaliação da capacidade parental e do potencial de mudança dos prestadores de cuidados.

7. Desenho de planos de intervenção que promovam a mudança, protejam as crianças e promovam o seu desenvolvimento: a definição dos acordos de promoção e proteção e o trabalho em rede.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
PBL (Project Based Learning): 75.0%

Bibliografia

EU (2017). EU Guidelines for the promotion and protection of the rights of the child. https://eeas.europa.eu/sites/eeas/files/eu_guidelines_rights_of_child_2017.pdf

Gilbert, N., Parton, N. , & Skivenes, M. (2011). Child protection systems: international trends and orientations. New York: Oxford University Press.

Greene , R. R. (Ed.) (2002) Resiliency: An integrated approach to practice, policy and research. NASW Press

Melo, A. T., & Alarcão, M. (2011). Avaliação em situações de risco e perigo para as crianças: Um roteiro organizador. Análise Psicológica, XXIX, 3, 451-466.

Melo, A. T., & Alarcão, M. (2013). Transforming risks into opportunities in child protection cases: A case study with a multisystemic, in-home, strength-based model. Journal of Family Psychotherapy, 24, 1, 17-37.

Mulder, T. M., Kuiper, K. C., van der Put, C. E., Stams, G-J. J. M., & Assink, M (2018). Risk factors for child neglect: A meta-analytic review. Child Abuse & Neglect, 77, 198-210.