Metodologias de Investigação e Interdisciplinaridade em Artes, Humanidades e Ciências Sociais

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03022709
Área Científica
Metodologias de Investigação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

Método expositivo intercalado com técnicas pedagógicas ativas. Leitura e análise de excertos de investigações já publicadas nas áreas de interesse dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

- Conduzir à formação de atitudes positivas relativamente à abordagem científica dos problemas que constituem o objecto de estudo das Ciências Sociais e Humanas.

- Levar o Doutorando a adquirir conhecimentos sobre as vantagens e os limites das várias estratégias de investigação, no domínio das Ciências Sociais e Humanas.

- Formar competências, que habilitem para a elaboração metodologicamente correcta de trabalhos de investigação nas áreas em apreço.

- Desenvolver competências de análise estatística de dados e de análise de informação semântica.

- Habilitar para a leitura crítica da literatura da especialidade

- Levar os alunos a desenvolver competências de redacção de um Relatório Científico ..

Estágio(s)

Não

Programa

- As características da investigação científica em Ciências Sociais e Humanas.

- Tipos de investigação, o papel do investigador e a credibilidade do conhecimento.

- Fontes, pesquisa documental, bases de dados.

- A formulação de problemas e de hipóteses científicas.

- Técnicas de recolha de dados.

- Planos quantitativos de investigação: planos experimentais e não experimentais.

- Amostras probabilísticas e não probabilísticas.

- Cuidados éticos a ter num estudo científico.

- Problemas relativos à validade interna e externa dos estudos científicos.

- Técnicas estatísticas bivariadas e multivariadas de análise dos dados: Cálculo de correlações, análise da variância, análise factorial exploratória, análises de regressão múltipla e interpretação.

- As abordagens qualitativas de investigação: tipos de problemas científicos, a importância das hipóteses emergentes, tipo de técnicas mais comuns de recolha e análise dos dados.

- Regras para a organização de um relatório científico.

Docente(s) responsável(eis)

José António Oliveira Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%

Bibliografia

Amado, J. (Org.). (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da UC.

Ary, D. et al. (1990). lntroduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rinehart and Winston, lnc.

Drew, C. J. & Hardman, M. L. (1985). Designing and conducting behavioral research. New York: Pergamon Press.

Field, A. (2005). Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.for social scientists. East Sussex: Routledge.

Fraenkel, J. R &Wallen, N. E. (2003). How to design and evaluate research in education (5th ed.). Boston: McGraw-Hi/1.

Vieira, C. C. (1995). Investigação quantitativa e investigação qualitativa: uma abordagem comparativa. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica apresentadas à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Vogt, W. P. (1993). Dictionary of statistics and methodology. A nontechnical guide for the social sciences. London: Sage Publications.