Metodologias de Investigação e Interdisciplinaridade em Artes, Humanidades e Ciências Sociais
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2023-2024
03022709
Metodologias de Investigação
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
Método expositivo intercalado com técnicas pedagógicas ativas. Leitura e análise de excertos de investigações já publicadas nas áreas de interesse dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
- Conduzir à formação de atitudes positivas relativamente à abordagem científica dos problemas que constituem o objecto de estudo das Ciências Sociais e Humanas.
- Levar o Doutorando a adquirir conhecimentos sobre as vantagens e os limites das várias estratégias de investigação, no domínio das Ciências Sociais e Humanas.
- Formar competências, que habilitem para a elaboração metodologicamente correcta de trabalhos de investigação nas áreas em apreço.
- Desenvolver competências de análise estatística de dados e de análise de informação semântica.
- Habilitar para a leitura crítica da literatura da especialidade
- Levar os alunos a desenvolver competências de redacção de um Relatório Científico ..
Estágio(s)
NãoPrograma
- As características da investigação científica em Ciências Sociais e Humanas.
- Tipos de investigação, o papel do investigador e a credibilidade do conhecimento.
- Fontes, pesquisa documental, bases de dados.
- A formulação de problemas e de hipóteses científicas.
- Técnicas de recolha de dados.
- Planos quantitativos de investigação: planos experimentais e não experimentais.
- Amostras probabilísticas e não probabilísticas.
- Cuidados éticos a ter num estudo científico.
- Problemas relativos à validade interna e externa dos estudos científicos.
- Técnicas estatísticas bivariadas e multivariadas de análise dos dados: Cálculo de correlações, análise da variância, análise factorial exploratória, análises de regressão múltipla e interpretação.
- As abordagens qualitativas de investigação: tipos de problemas científicos, a importância das hipóteses emergentes, tipo de técnicas mais comuns de recolha e análise dos dados.
- Regras para a organização de um relatório científico.
Docente(s) responsável(eis)
José António Oliveira Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 80.0%
Bibliografia
Amado, J. (Org.). (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da UC.
Ary, D. et al. (1990). lntroduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rinehart and Winston, lnc.
Drew, C. J. & Hardman, M. L. (1985). Designing and conducting behavioral research. New York: Pergamon Press.
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Fraenkel, J. R &Wallen, N. E. (2003). How to design and evaluate research in education (5th ed.). Boston: McGraw-Hi/1.
Vieira, C. C. (1995). Investigação quantitativa e investigação qualitativa: uma abordagem comparativa. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica apresentadas à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Vogt, W. P. (1993). Dictionary of statistics and methodology. A nontechnical guide for the social sciences. London: Sage Publications.