Comunicação, Media e Transformações Sociais

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03022692
Área Científica
Ciências da Comunicação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O Seminário funcionará em regime de avaliação periódica.

O método de ensino privilegiará o estudo das temáticas tendo por base quatro momentos:

1) leitura prévia de textos nucleares de cada sessão do seminário por parte dos alunos;

2) apresentação de conteúdos (teorias; investigações; pesquisas; análise de casos)

3) esclarecimento de dúvidas por parte do docente;

4) discussão dos temas em aula, tendo por base o trabalho realizado nos três pontos anteriores;

O seminário integrará a realização de conferências por parte de investigadores/professores externos.

Resultados de Aprendizagem

1. Dominar as teorias contemporâneas e os debates fundamentais sobre a Comunicação, os Media, o Jornalismo e o Espaço Público.

2. Compreensão e aprofundamento dos instrumentos teóricos e metodológicos da área das Ciências da Comunicação, capazes de proporcionarem a realização de investigações, projetos e leituras críticas autónomas e originais.

3. Saber ler críticamente os impactes dos media e das novas tecnologias nos processos de controlo, de manipulação e de transformação social.

4. Identificação e compreensão dos processos complexos de formação da opinião pública.

5. Desenvolvimento de capacidades de problematização ética acerca dos processos comunicativos das sociedades contemporâneas num mundo crescentemente globalizado.

6. Aquisição de competências na definição de estratégias de intervenção social na área da Comunicação, dos Media e do Jornalismo.

Estágio(s)

Não

Programa

I. História contemporânea da comunicação: desafios societais e contextos culturais

II. Emergência e constituição das Ciências da Comunicação: teorias e metodologias

III. Conceitos, teorias e críticas sobre a Sociedade da Informação

IV. Esfera pública e informação pública: fundamentos normativos

V. Desafios da Comunicação na Era Digital

VI. Questões contemporâneas de ética da comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outro: 15.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Aubin, F. & Rueff, J. (2016). Perspectives Critiques en Communication: Contextes, théories et recherches empiriques. PUQ

Castells, M. (2015). Redes de indignación y esperanza. Madrid: Allianza Editorial.

Dahlgren, P. (2013). The Polítical Web: Media, participation and alternative democracy. Basingstoke: Palgrave Macmillan

Freedman, D., Obar, J., Martens, C. & McChesney, R. (2016). Strategies for Media Reform. NY: Fordham University Press

Deuze, M. (2012). Media Life. Cambridge, Malden: Polity Press