Educação na sociedade contemporânea
1
2023-2024
03022681
Ciências da Educação
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O Seminário funcionará em regime de avaliação contínua: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; apresentação e debate de comentários e de tarefas pelos estudantes. Está prevista a realização de conferências por investigadores/professores externos.
Resultados de Aprendizagem
1 - Desenvolver competências que forneçam o necessário domínio de metodologias adequadas à realização de um projeto de investigação.
2 - Aprofundar as capacidades de reflexão, análise, interpretação, investigação e argumentação sobre problemáticas educativas contemporâneas.
3 - Mobilizar para a reflexão educacional do conhecimento da História Contemporânea.
4 - Compreender a evolução das políticas educativas e a sua relação com as transformações sociais e das formas políticas do Estado.
5 - Caracterizar as tendências da educação no mundo contemporâneo.
6 - Explicitar as principais características das políticas e das instituições educativas contemporâneas.
7 - Distinguir propostas pedagógicas de realidades educativas.
8 - Avaliar o papel da educação e formação de adultos.
9 - Apreciar diferentes mecanismos e instrumentos de planificação estratégica nos municípios.
10 - Caracterizar as competências das autarquias no âmbito da educação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A criança e a educação da infância na contemporaneidade
- A criança na História e a História da criança.
- A sobrevivência e vivências da criança na sociedade contemporânea.
- Abordagens sobre a educação da infância: do século XIX ao XXI.
2. A escolarização e a sociedade contemporânea
- Sistemas educativos e Estado Nação: o caso europeu.
- A escolarização em Portugal: expansão e desigualdade.
- A formação de professores: a igualdade e a diferença.
3. Educação e Formação de Adultos
- Modernização, cidadania e educação de adultos
- A Educação de Adultos no quadro da Educação Permanente e da Aprendizagem ao Longo da Vida.
- Tendências atuais da Educação de Adultos como problemática e campo de práticas.
4. Educação e Desenvolvimento Humano Sustentável
- Educação e desenvolvimento.
- Territorialização, desterritorialização e reterritorialização no sistema educativo português.
- Descentralização, municipalização e projetos educativos locais.
Docente(s) responsável(eis)
Armanda Pinto Mota Matos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Ferreira, A. G. (2000). Gerar, Criar e Educar. A criança no Portugal de Antigo Regime. Coimbra: Quarteto Editora.
Ferreira, A. G.; Mota, L. (2009). Do Magistério Primário a Bolonha. Políticas de formação de professores do ensino primário. Exedra, revista científica. [Em linha]. N.0 1, pp. 69-90. Disponível em U. R. L.:
http://www.exedrajournal.com/docs/01/69-90.pdf [Consultada em 11-1-2011]. ISSN 1646-9526
Alcoforado, J. L. M. (2012). As Histórias de Vida na Educação e Formação de Adultos: o desafio de promover uma auto(eco)confrontação transformativa e emancipatória. ln J. L. Cunha e P. P. Vicentini, Pesquisa (Auto)Biográfica, Temas Transversais. Corpos, saúde, cuidados de si e aprendizagens ao longo da vida: desafios (auto)biográficos, (pp. 29-54). Natal, Porto Alegre, Salvador: EDUFRN, ediPUCRS, EDUNEB.
Coppini, R. B. (2007). Los Proyectos Educativos de Ciudad. Gestión Estratégica de las Políticas Educativas Locales. PEU, nº5, Barcelona, 108p