Educação na sociedade contemporânea

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
03022681
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O Seminário funcionará em regime de avaliação contínua: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; apresentação e debate de comentários e de tarefas pelos estudantes. Está prevista a realização de conferências por investigadores/professores externos.

Resultados de Aprendizagem

1 - Desenvolver competências que forneçam o necessário domínio de metodologias adequadas à realização de um projeto de investigação.

2 - Aprofundar as capacidades de reflexão, análise, interpretação, investigação e argumentação sobre problemáticas educativas contemporâneas.

3 - Mobilizar para a reflexão educacional do conhecimento da História Contemporânea.

4 - Compreender a evolução das políticas educativas e a sua relação com as transformações sociais e das formas políticas do Estado.

5 - Caracterizar as tendências da educação no mundo contemporâneo.

6 - Explicitar as principais características das políticas e das instituições educativas contemporâneas.

7 - Distinguir propostas pedagógicas de realidades educativas.

8 - Avaliar o papel da educação e formação de adultos.

9 - Apreciar diferentes mecanismos e instrumentos de planificação estratégica nos municípios.

10 - Caracterizar as competências das autarquias no âmbito da educação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A criança e a educação da infância na contemporaneidade

- A criança na História e a História da criança.

- A sobrevivência e vivências da criança na sociedade contemporânea.

- Abordagens sobre a educação da infância: do século XIX ao XXI.

2. A escolarização e a sociedade contemporânea

- Sistemas educativos e Estado Nação: o caso europeu.

- A escolarização em Portugal: expansão e desigualdade.

- A formação de professores: a igualdade e a diferença.

3. Educação e Formação de Adultos

- Modernização, cidadania e educação de adultos

- A Educação de Adultos no quadro da Educação Permanente e da Aprendizagem ao Longo da Vida.

- Tendências atuais da Educação de Adultos como problemática e campo de práticas.

4. Educação e Desenvolvimento Humano Sustentável

- Educação e desenvolvimento.

- Territorialização, desterritorialização e reterritorialização no sistema educativo português.

- Descentralização, municipalização e projetos educativos locais.

Docente(s) responsável(eis)

Armanda Pinto Mota Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Ferreira, A. G. (2000). Gerar, Criar e Educar. A criança no Portugal de Antigo Regime. Coimbra: Quarteto Editora.

Ferreira, A. G.; Mota, L. (2009). Do Magistério Primário a Bolonha. Políticas de formação de professores do ensino primário. Exedra, revista científica. [Em linha]. N.0 1, pp. 69-90. Disponível em U. R. L.:

http://www.exedrajournal.com/docs/01/69-90.pdf [Consultada em 11-1-2011]. ISSN 1646-9526

Alcoforado, J. L. M. (2012). As Histórias de Vida na Educação e Formação de Adultos: o desafio de promover uma  auto(eco)confrontação transformativa e emancipatória. ln J. L. Cunha e P. P. Vicentini, Pesquisa (Auto)Biográfica, Temas Transversais. Corpos, saúde, cuidados de si e aprendizagens ao longo da vida: desafios (auto)biográficos, (pp. 29-54). Natal, Porto Alegre, Salvador: EDUFRN, ediPUCRS, EDUNEB.

Coppini, R. B. (2007). Los Proyectos Educativos de Ciudad. Gestión Estratégica de las Políticas Educativas Locales. PEU, nº5, Barcelona, 108p