Património Literário Português

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049274
Área Científica
Literatura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O/a estudante deve ser detentor de formação graduada, no âmbito genérico dos estudos literários, com destaque para a literatura portuguesa. Deve também revelar um domínio aprofundado da Língua Portuguesa. Recomenda-se ainda que seja conhecedor/a, no plano da competência de leitura para efeitos formativos, de duas línguas estrangeiras, sendo uma delas o inglês.

Métodos de Ensino

O ensino será de índole seminarial. O/a estudante será estimulado/a a dar um contributo de reflexão pessoal à análise e à problematização dos temas programáticos que a unidade curricular contempla, na sequência de sínteses e da formulação de questões apresentadas pela equipa docente. O contributo do/a estudante pressupõe intervenções programadas em seminário, subsequentemente objeto de discussão e com apoio de textos de natureza teórica ou de casos de estudo. Promover-se-á a interação com projetos de investigação em curso, nomeadamente na linha de investigação “Património Literário” do CLP.

Resultados de Aprendizagem

Esta UC tem como objetivos:

a) proporcionar aos/às estudantes conhecimento aprofundado em Literatura Portuguesa.

b) familiarizá-los/as com a dimensão patrimonial inerente.

c) dotá-los/as dos conceitos e instrumentos necessários a uma operacionalização e integração forte, articulada e produtiva do texto literário no tecido cultural e social.

Ao completar a UC, o/a estudante deve estar capacitado/a para:

a) abordar criticamente as obras e autores da Literatura Portuguesa, inserindo-as no lugar que lhes compete na História da Literatura e da Cultura, tanto nacional como dos espaços com que Portugal conflui;

b) identificar ou questionar o seu estatuto patrimonial, pesquisando os diálogos intertextuais ou intermediais que marcam o seu processo de receção coeva, na longa duração e/ou na atualidade;

c) conceber conteúdos culturais adequados para dar conta do papel cívico e de conhecimento desempenhado na sociedade atual pela literatura, pela sua difusão e pelo seu ensino.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta uc problematiza a Literatura Portuguesa enquanto elemento de cultura vivo e actuante no espaço social, de modo a tornar aparente e operacionalizável pelos/as estudantes a sua dimensão patrimonial, definidora e reconfiguradora de memória(s) e identidade(s).

Conteúdos a discutir e desenvolver:

1.Literatura, património, literatura patrimonial:

- o conceito de património literário;

- a investigação e a edição como formas de questionamento/conhecimento e de preservação/ difusão do património literário;

- o património literário e os valores cívicos e humanistas do desenvolvimento social sustentável.

2.Oito séculos de Literatura Portuguesa:

- um fenómeno histórico-literário;

- um diálogo cultural permanente com repercussões políticas, sociais e mentais a longo prazo.

3.Património literário português:

- obras e autores - uma memória em construção, um corpus em devir;

- fontes, contextos de escrita e impacto coevo;

- circulação, recepção, posteridade e criação de novos sentidos.

Docente(s) responsável(eis)

José Augusto Cardoso Bernardes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

CÁTEDRA, P.M. VALERO, L.M.(Dir)(2020-2021). Patrimonio textual y humanidades digitales. 7vols. Salamanca: IEMYRhd & laSEMYR.

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FRANCESCA R., UCCELLA, F.R.(2013). Manual de patrimonio literario. Gijón: Trea.

DAVALLON, J.(2006). Le Don du patrimoine: Une approche communicationnelle de la patrimonialisation. Paris: Hermès Science-Lavoisier.

GUILLORY J.(1993). Cultural Capital. The Problem of Literary Canon Formation. Chicago: UCP.

LABBE M. & MARTENS, D.(Dir.)(2015). «Une fabrique collective du patrimoine littéraire (XIXe-XXIe s.)». Mémoires du livre (7.1).

LOUICHON, B.(2015), « Le patrimoine littéraire: un enjeu de formation». Tréma (43) p.22-31.

REIS, C.(Dir.) et alii.(1998-2006). História Crítica da Literatura Portuguesa. 9vols. Lisboa: Verbo.

THIESSE, A.-M.(2019). La fabrique de l'écrivain national. Entre littérature et politique. Paris: Gallimard.