Comunicação de Ciência em Psicologia

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049215
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem exigência de competências específicas prévias.

Métodos de Ensino

Esta Unidade Curricular irá tirar partido de metodo de ensino bastante interativo, que estimula a participação e reflexão do/a estudante para os temas apresentados. Haverá o desenvolvimento de trabalhos de grupo como resposta a desafios lançados em ambiente de aula, com constante acompanhamento do/a docente. Os desafios em sala de aula irão ser complementados com trabalho individual e em grupo extra horas de contacto. Um dos trabalhos será apresentado para um júri composto por membros da sociedade civil (escolas, associações sem fins lucrativos, etc).

Resultados de Aprendizagem

O/a estudante deve passar a conhecer a importância da Comunicação de Ciência para a sociedade e para a sua própria carreira, sendo capaz de refletir com a sua definição, potencialidades, porquê, quem, onde e quando deve ser desenvolvida e implementada. O/A estudante deverá ficar a conhecer novas formas e estratégias de comunicação de Ciência que acontecem na instituição e na região, tirando ideias para futuras atividades a desenvolver. Passará a compreender as especificidades da Comunicação de Ciência na área da Psicologia, os seus desafios e abordagens. Aprenderá a ajustar a sua linguagem a diferentes públicos, incluindo como utilizar as redes sociais para campanhas de Comunicação de Ciência. Finalmente, será capaz pensar e desenvolver tarefas e comunicação de Ciência nos seus projetos, e a resumir em três minutos aquela que será a sua tese de mestrado. Paralelamente, o/a estudante irá desenvolver as suas competências de comunicação, síntese, colaboração e trabalho de grupo.

Estágio(s)

Não

Programa

1) Comunicação de Ciência: o quê, porquê, quando, onde, como e quem?

2) Comunicação da teoria à prática: exemplos de comunicação de Ciência para diferentes públicos

3) Compreensão pública e representações sociais da ciência psicológica e da psicoterapia

4) Comunicação de Ciência em Psicologia: desafios específicos e possíveis abordagens

5) Desafios práticos e em grupo. a) Adaptação da linguagem a diferentes públicos, b) planeamento e estruturação de um projeto/tarefa de comunicação de Ciência nos seus projetos de tese através de estratégias de design thinking, c) comunicação com e para os media, d) criação campanhas nas redes sociais, e) competição de apresentação de teses em forma de pitch.

Docente(s) responsável(eis)

Marco Daniel de Almeida Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Kappel K and Holmen SJ (2019) Why Science Communication, and Does It Work? A Taxonomy of Science Communication Aims and a Survey of the Empirical Evidence. Front. Commun. 4:55. doi: 10.3389/fcomm.2019.00055

National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. (2017). Communicating Science Effectively: A Research Agenda. Washington, DC: The National Academies Press. doi: 10.17226/23674

Bauer P. J. (2020). A call for greater sensitivity in the wake of a publication controversy. Psychological Science, 31, 767–769. https://doi.org/10.1177/0956797620941482

Farr, R. (1993). Common sense, science and social representations. Public Understanding of Science 2 (3), 189. 10.1088/0963-6625/2/3/001

Lewis, Jr & Wai, J. (2021).Communicating what we know, and what isn’t so: Science Communication in Psychology. Perspectives on Psychological Science, 16 (6) ,  https://doi.org/10.1177/1745691620964062