RMB 14 –Seminário de Investigação e Tese

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049209
Área Científica
Reuso de Edifícios Modernos - Métodos
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O curso será estruturado como um seminário voltado para o desenvolvimento do projeto de pesquisa do aluno.
Cada sessão explorará um tema, como leitmotiv para apresentação e crítica dos trabalhos dos alunos.
Outros professores ou pesquisadores trarão estudos de caso para discussão e comparação com as propostas dos
alunos.

Resultados de Aprendizagem

O programa da disciplina está direcionado para a aplicação prática dos métodos de investigação, com o objectivo
de definir e estruturar o projecto de investigação dos estudantes, no quadro das linhas propostas pelos docentes
- Apresentação da linha de investigação: conceitos e práticas
- Desenvolvimento do projecto de investigação: tema, estado da arte, estrutura, estratégia, metodologia,
instrumentos e bibliografia
- Análise crítica de Casos de Estudo
- Recensão crítica de trabalhos de investigação
- Fichas de leitura de trabalhos científicos
- Construção de um portfolio de projecto

Estágio(s)

Não

Programa

O programa da disciplina está direcionado para a aplicação prática dos métodos de investigação, com o objectivo
de definir e estruturar o projecto de investigação dos estudantes, no quadro das linhas propostas pelos docentes
- Apresentação da linha de investigação: conceitos e práticas
- Desenvolvimento do projecto de investigação: tema, estado da arte, estrutura, estratégia, metodologia,
instrumentos e bibliografia
- Análise crítica de Casos de Estudo
- Recensão crítica de trabalhos de investigação
- Fichas de leitura de trabalhos científicos
- Construção de um portfolio de projecto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 100.0%

Bibliografia

Borden, I. - Rüedi, K. (2000), The Dissertation. An architecture Student’s Handbook, London, Architectural Press.
Schön, D. (1983). The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action, New York, Basic Books.
Victor Margolin “A “Social Model” of Design: Issues of Practice and Research” http://www.mitpressjournals.org
/doi/pdf/10.1162/074793602320827406
Findeli, A. (2004). “La recherche-projet: une méthode pour la recherche en design”. Paper presented at the
Symposium de recherche sur le design, Bâle, Suisse.
Frayling, C. (1993). Research in art and design. Royal College of Art Research Papers series, 1(1).
Groat, L. & Wang, D. (2013). Architectural Research Methods. New Jersey: John Wiley & Sons