RMB 13.1 – Projeto 3A

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049151
Área Científica
Reuso de Edifícios Modernos - Projecto
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Apresentação de uma intervenção arquitectónica 1.1 no local + reflexão sobre a intervenção traduzindo-a num
programa de possibilidades, o formato é livre (Texto, Filme, Desenho Gráfico, etc.) Apresentação final ( júri)
semelhante a frequência.
Pontos de foco da avaliação:
Análise, conceito e design levou a um aprofundamento da tarefa e da questão
A análise da tarefa, do programa e do contexto são aprofundados, mostram uma compreensão da essência da
tarefa e levam a decisões pessoais fundamentadas e apropriadas, o design é apropriado, convincente e original.

Resultados de Aprendizagem

Pesquisar e projetar ativamente no local e usar o conhecimento e as competências de RMB 7 e 10 para transferi-los
para métodos que podem ser usados ativamente no local: métodos de cenografia, narração de histórias,
intervenções na escala 1.1
Explorar formas de análise ativa e competências de design, a serem usadas no RMB 13.2.
Desenvolver métodos de design respeitosos para atos de intervenção na arquitetura do movimento moderno,
concentrando-se na tentativa de prever os efeitos do design, implementando-o de forma provisória no objeto de
adaptação.
Capacidade de apresentar o projeto de forma experimental, utilizando novas mídias, técnicas de instalação
Aprender a transferir sistemas de notação abstraída ( desenho, texto, etc.) para a vida real 1.1. abstrações de uma
intervenção futura.
Desenvolver um ´PROGRAMA DE POSSIBILIDADES´ para um edifício em vez de trabalhar com um ´PROGRAMA DE
REQUISITOS´.

Estágio(s)

Não

Programa

O trabalho teórico de Bernard Tschumi, especialmente o uso da palavra Transgressão, é tomado como ponto de
partida para um trabalho in loco, na escala 1,1 e testando a capacidade de adaptação de um edifício.
O start-up do estúdio de design é um workshop no local, para ler e discutir a base teórica e prática para a pesquisa
ativa e design e para explorar o local (construção) usando o aprendizado de várias ferramentas de mapeamento.
Na continuação do workshop os alunos continuarão a trabalhar no local individualmente ou em grupo. No “Studio”,
eles farão um relatório sobre o desenvolvimento do seu conceito e estratégia de intervenções.
A documentação do projeto mostra o design, bem como o processo de design
Técnicas de apresentação modernas são praticadas ( colagem, Ready Made, Alienation) e transferidas e aplicadas
na escala 1.1 e em técnicas contemporâneas relevantes ( projeção, paisagens sonoras, digitalização, GIS)
Materiais, técnicas e detalhes são considerados em escalas relevantes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 100.0%

Bibliografia

Aragon, L., & Trutat, J.(1926). Le paysan de Paris (Nouveau tirage en 1945).libr. Gallimard;Éditions de la Nouvelle
Revue française.
Bataille, G., & DALWOOD, M.(1962). [L'Érotisme.] Eroticism… Translated …by Mary Dalwood.[With plates.]. John
Calder: London
Perec, G.(2000). Tentative d'épuisement d'un lieu parisien [Nouveau tirage]. Bourgois.
Gänshirt, C.(2020) Tools for Ideas, Birkhäüser
Melenhorst, M.(2021) Action Research, Artez University of the Arts Zwolle NL
Michel Melenhorst, Goncalo Canto Moniz and Paulo Providencia (Eds.) (2018) “Teaching through Design”. 2nd RMB
Conference, University of Coimbra and Technische Hochschule Ostwestfalen-Lippe, Detmolder Schule für
Architektur und Innenarchitektur, Coimbra
Tschumi, B.(1996). Architecture and disjunction (1st MIT Press paperback ed.). Cambridge,Mass.: MIT Press
Tschumi, B.(1994). Architecture and disjunction. Cambridge Mass.: MIT Press
Tschumi, B Advertisements for Architecture