RMB 8 – Avaliação de Edifícios Modernos em Uso

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049105
Área Científica
Reuso de Edifícios Modernos - Ciências
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A unidade curricular envolve a discussão de conceitos teóricos/metodológicos e a apresentação de exemplos relevantes complementados por exercícios práticos baseados num estudo de caso ( edifício moderno em uso). Os exercícios permitem a aplicação e teste de procedimentos metodológicos e ferramentas analíticas e envolvem descrições/dados, planos, fotos, diagramas, etc. centrados na aplicação de metodologias SUA e POE.
As classificações são determinadas com base no trabalho realizado ao longo do semestre e na participação nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular sublinha a importância das perspectivas do utilizador na reutilização dos edifícios modernos.
Baseia-se numa reflexão crítica sobre as diferentes condições, requisitos, implicações e riscos que surgem ao longo das fases de projeto. Os objectivos são:
i) promover conhecimentos teóricos, metodológicos e técnicos para a avaliação de edifícios modernos em situação de re-uso;
ii) desenvolver competências para a Análise do Uso do Espaço (AUE) e Avaliação Pós Ocupação (APO) em vários contextos de instalações;
iii) exercer a aptidão para organizar e pesquisar informação sobre o problema em estudo, analisar a informação recolhida nas AUEs e APOs; comunicar a validade das análises produzidas (diagnóstico) e tomar decisões (soluções e medidas de intervenção); escrever relatórios práticos e estratégicos com base nos resultados e aplicar a informação para informar a fase de concepção.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular está focada em 3 tópicos principais:

O PROBLEMA: Como identificar e formular problemas, e imaginar e implementar processos em resposta a eles;

A EVIDÊNCIA: Como realizar um projeto de AUE e APO; Como coletar e analisar fatos ( informações confiáveis para informar o processo de design); Como encontrar, avaliar e sintetizar informações a partir de evidências. Como descobrir e testar conceitos, determinar necessidades e informar decisões de design.

OS RESULTADOS: Como desenvolver o pensamento crítico, fazer julgamentos informados, resolver problemas e construir conhecimentos e argumentos. Como fazer uso eficaz de formas de comunicação oral, escrita, estatística, visual e outras para criticar, negociar, criar e comunicar o entendimento. Os alunos adquirem estas capacidades através do desenvolvimento de exercícios baseados em estudos de caso.

Métodos de Avaliação

Avaliação
As classificações são determinadas com base no trabalho realizado ao longo do semestre e na participação nas aulas: 100.0%

Bibliografia

Baird, George (1996). Building Evaluation Techniques (Centre for Building Performance Research, Victoria University of Wellington). McGraw-Hill.

Brand, Stewart (1994). How Buildings Learn: What Happens After They're Built? Viking Press,1994.

Friedmann, Arnold, Zimring, Craig, & Zube, Ervin (1978). Environmental Design Evaluation. Plenum Press.

Kernohan, David, Joiner, Duncan; Daish, John; Gray, John (1992). User Participation in Building Design and Management. Butterworth.

Preiser, Wolfgang (2003). Improving Building Performance. NCARB.

Preiser, Wolfgang, Rabinowitz, Harvey Z, & White, Edward T. (1988). Post-Occupancy Evaluation. Van Nostrand Reinhold. 

Preiser, Wolfgang & Vischer, Jacqueline C (Eds.).(2005). Assessing Building Performance. Elsevier Butterworth-Heinemann. 

Preiser, W., Davis, A., Salama, A. & Hardy, A.(2015). Architecture beyond criticism. Expert judgment and performance evaluation. Routledge. 

Groat, Linda, & Wang, David (2002). Architectural Research Method.Wiley.