RMB 7.2 – Projecto 1B

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02049039
Área Científica
Reuso de Edifícios Modernos - Projecto
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e método: apresentação e discussão de conceitos; abordagem metodológica; sessões de instrução, discussão e trabalho do aluno, workshops, auto aprendizagem e trabalho de campo (estudos de caso)
Apresentação final ( júri) - critérios: o trabalho aprofundou a tarefa e a questão em análise, programa e contexto mostra uma compreensão da essência da tarefa e leva a um design racional, apropriado, pessoal convincente e original; o projeto reflete as qualidades e potencialidades do edifício existente, integrando conceitos modernos como plan libre e raumplan numa versão contemporânea.

Resultados de Aprendizagem

A capacidade de usar resultados da análise e projecto do RMB 7.1 e desenvolver conceitos para projetos arquitetónicos em edifícios existentes de contextos complexos.

Desenvolver a capacidade de desenvolver conceitos para projetos arquitetónicos em edifícios existentes, em contextos complexos, usando os conhecimentos teóricos e competências praticadas no RMB 5. O aluno deve provar sua capacidade de desenvolver com sucesso uma série de etapas coerentes, desde o conceito de design até um design definitivo para uma tarefa arquitetónica factual, considerando o contexto físico, estrutural, climatológico e cultural do edifício.

Desenvolver métodos de design para atos de intervenção na arquitetura do movimento moderno, concentrando-se nos aspetos da arquitetura de interiores.

A capacidade de apresentar o projeto, tanto oralmente como no papel, de forma clara e adequada, bem como uma reflexão crítica do que foi alcançado, também são objetivos importantes do curso.

Estágio(s)

Não

Programa

Na segunda parte do estúdio RMB 7, os alunos desenvolvem soluções de projeto de arquitetura que respondem às qualidades espaciais, características do edifício, local / cenário urbano, programa e requisitos do processo de construção.
O arranque é um workshop no local. 
O projeto é o ponto focal da segunda parte do primeiro semestre. Centra-se no projeto de um edifício num contexto histórico com a possibilidade de trabalhar com a reutilização, extensões de construção e o projeto de novas construções com conexão espacial direta com a estrutura existente.
A atribuição do projeto tem um forte foco no design de interiores e na habitação. A primeira parte do semestre coloca o enfoque nas competências analíticas e a segunda na utilização dos aspectos analisados do modernismo da primeira parte, nomeadamente o Plan Libre e / ou Raumplan, desenvolvendo conceitos para a intervenção efetiva no edifício.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação e discussão de conceitos; abordagem metodológica; sessões de instrução, discussão e trabalho do aluno, workshops, autoaprendizagem e trabalho de campo (estudos de caso). Apresentação final ( júri).: 100.0%

Bibliografia

Graeme Brooker, Sally Stone,(2014). Rereading, Interior Architecture and the Design Principles of Remodelling Existing Buildings, RIBA Enterprises, London
Graeme Brooker, Sally Stone,(2019). Rereading 2, Interior Architecture and the Design Principles of Remodelling Existing Buildings, RIBA Enterprises, London
Steven Hillyer, Sunnie Joh, Kveni Bone (eds),(2014), Lessons from Modernism, Environmental Design Strategies in Architecture, 1925-1970, Monacelli Press, New York van Uffelen, Chris(2010). Reuse Architecture, Braun Publishing
Pettinari, J. 1980, Adaptive Reuse: A Case Study, Journal of Interior Design and Research, Vol. 6, No.2, pp.33–42
Pfammatter, Ulrich(2014). Building for a Changing Culture and Climate. Berlin: Dom Publishers, Berlin
Preservation Green Lab(2012). The Greenest Building: Quantifying the Environmental Value of Building Reuse
Rabun, J. Stanley, and Kelso, Richard (2009). Building Evaluation for Adaptive Reuse and Preservation, Hoboken: John Wiley & Sons, Inc.