RMB 2.1 - Teoria do Reuso: Uma Introdução
1
2023-2024
02048977
Reuso de Edifícios Modernos - Cultura
Inglês
B-learning
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Prova escrita. A pedido, o estudante pode marcar uma consulta imediatamente após o período de exames para
obter feedback sobre as notas, aspectos positivos e negativos do seu exame.
Resultados de Aprendizagem
Situar e explicar o significado do re-uso de edifícios e seus interiores como parte de uma história de longa data e
do paradigma patrimonial do século XXI. Compreender a noção ampliada de património.
Familiarizar-se com as convenções-quadro da UNESCO e das instituições europeias e um conjunto relevante de
outras cartas e textos (ICOMOS, ICOM).
Compreender as relações entre as boas práticas patrimoniais e o desenvolvimento sustentável, incluindo os seus
objetivos. Compreender o significado do património como uma soma dos valores patrimoniais.
Dominar um vocabulário atualizado e uma série de ferramentas científicas, compreender o paradigma recente dos
estudos patrimoniais e situá-lo na história do património.
Compreender como o paradigma do património evoluiu, passando do foco em monumentos para um campo mais
amplo, onde o re-uso, as abordagens participativas e os processos de gestão são importantes.
Aplicar as ferramentas para o desenvolvimento sustentável, incluindo a Agenda 2030.
Estágio(s)
NãoPrograma
O surgimento de diferentes quadros de políticas de património é estudado, com foco nas convenções,
recomendações e programas relevantes da UNESCO, pois eles enquadram, inspiram e estruturam o discurso, a
política e a prática do património no último século. Isso está vinculado a outros quadros relevantes a nível global,
em particular os objetivos de desenvolvimento sustentável (Agenda 2030). A Convenção do Património Mundial de
1972, a Convenção de 2003 e outros textos serão discutidos, enquanto políticas e como estudos para-etnográficos
das instituições e redes. Serão discutidas as consequências da Carta de Burra, dos métodos participativos, e a
importância dos valores e da avaliação de significados. Uma discussão de textos de políticas europeias, em
particular a Convenção-Quadro sobre o Valor do Patrimônio Cultural para a sociedade, é combinada com uma
discussão de literatura de outros continentes. Atenção especial é dedicada aconceitos como reutilização e
transformação.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Wong, L., Adaptive Reuse. Extending the life of buildings. Birkhaüser, 2017